A importância dos eventos científicos

Publicado por Descascando a ciência em

Muita gente me pergunta por que eu vou pra tanto congresso? E eu respondo com outra pergunta:

Qual seria a importância de uma pesquisa científica se ela ficasse guardada numa gaveta?

Para nada, né?

Pois é! A melhor maneira de disseminar a ciência é pela comunicação.

A divulgação dos resultados de pesquisas pode ser feita por meio de artigos científicos, mas também pode ser feita em congressos, conferências e demais eventos científicos.

O que são eventos científicos?

O que faz desse tipo de evento uma forma tão interessante de divulgação científica é o seu formato democrático, que permite que estudantes, professores e profissionais do mercado discutam juntos a mesma ideia, transmitindo experiências e conhecimentos uns para os outros.

Esses eventos são ótimas oportunidades de atualização sobre os temas mais recentes e novidades que estão aparecendo em cada área, além de constituírem um meio muito popular de publicação, realizando um upgrade em seus currículos e na sua vida profissional.

A publicação de um trabalho em um  evento científico é uma forma de  propaganda das pesquisas científicas.

Estudiosos podem se mostrar como pesquisadores ativos, como parte integrante da sociedade científica, ou ainda se apresentar como novos membros de um grupo de pessoas que dedicam suas carreiras estudando e produzindo conhecimento de uso comum.

Mas não se engane! É fundamental publicar, mas são os congressos que te tornam conhecido e consolidam sua reputação como cientista.

São nos congressos que novas parcerias são estabelecidas e laços antigos são fortalecidos. É o meio mais legal de construir redes de relacionamento (o tal do networking).

São nos congressos, através de pôsteres bem feitos, palestras bem apresentadas e conversas inteligentes, que alunos podem começar a construir um nome como cientista.

Através de bons contatos feitos em congresso muita gente arruma estágios, orientadores de mestrado e doutorado, e até mesmo empregos. É o primeiro passo rumo ao mercado de trabalho.

Eventos científicos na Citricultura

A nossa área de conhecimento é a citricultura e nós contamos com alguns eventos bem interessantes.

Recentemente tivemos a honra de participar da Semana da Citricultura realizada pelo Centro de Citricultura Sylvio Moreira e também do Congresso Internacional de Citricultura, realizado em Foz do Iguaçu.

Foi uma ótima oportunidade de nos atualizarmos e entrarmos em contato com pesquisadores renomados.

Semana da Citricultura

A Semana de Citricultura é um evento anual que une o mundo acadêmico e o agronegócio, colocando frente a frente desenvolvedores, investidores e clientes potenciais. Vários temas foram discutidos este ano: as doenças que acometem a citricultura, estratégias para o uso eficiente de novas práticas agrícolas, alternativas no manejo de pragas, além de inovações tecnológicas e economia.

Congresso da Citricultura

Já o Congresso de Citricultura é um evento internacional, cheio de gente importante e abrangeu as estratégias de inovação para transmitir o conhecimento aplicado; mercado de sucos; controle biológico e ferramentas para o controle de vetores; genoma e transformação genética de plantas, manejo de nutrientes e doenças de citrus e muitos outro assuntos relacionados a citricultura. Claro, né!? A próxima edição acontecerá em 2020, na cidade de Mersin (Turquia). Nos vemos lá?

Outros eventos científicos

Outro evento bem legal na nossa área aconteceu na FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), na primeira semana de novembro, e chamou a atenção para a aplicação da pesquisa básica e objetivou apresentar os avanços científicos e tecnológicos de pesquisas realizadas no Centro de Citricultura, por exemplo, o desenvolvimento de um novo produto para controle de doenças da citricultura, com lançamento previsto para 2018 (você já viu isso por aqui em SACADA de GÊNIO).

Entenderam, por que eu vou tanto pra congresso??

Escrito por Laís Moreira Granato e Paulo Camargo

Descascando a ciência

O objetivo do Descascando é deixar conteúdos sobre o mundo agrícola e a ciência mais fáceis de serem entendidos. Queremos facilitar o "cientifiquês", para que todos tenham acesso à informação.