Escolha uma Página
O Canal Animal planet (que faz parte do grupo Discovery) exibiu este ano uma série de 10 curtas animados mostrando como animais poderiam salvar o planeta. Quem assina esta produção são os renomados criadores da série Wallace & Gromit, que fez sucesso no mundo todo. Além das animações em massinha, o Animal Planet teve o cuidado de fazer um sítio muito bom, cheio de extras. Seguem abaixo os meus três vídeos favoritos.

“Vacas gasosas”

A emissão de metano por ruminantes representa cerca de 28% da emissão total de metano em atividades relacionadas a seres humanos. Número bem significativo, já que este gás apresenta um potencial estufa 20 vezes maior que o gás carbônico.

“Pinguim eficiente em energia”

Lâmpadas fluorecentes são cerca de 6 vezes mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes tradicionais. Confira no sítio do INMETRO.

“Cachorro em stand by”

Entre 10 e 15% do consumo de energia elétrica de residências nos EUA é creditado ao modo stand by de aparelhos eletrônicos. No Brasil o INMETRO já começou a trabalhar neste sentido, sendo todos os fabricantes de televisores de tubo obrigados a terem um selo que mostra a eficiência de cada aparelho em modo stand by. Independente do consumo, eu sou muito parecido com o cachorro da animação. Não consigo dormir quando tem alguma luz de stand by ligada no quarto.

Esta série de animações de ótimo gosto do Animal Planet mostra como podemos passar uma idéia de conservação sem ser “eco-chato”. Este é o caminho que o ambientalismo não seguiu. Uma pena.

Vi no O Velho.