Escolha uma Página
Uma cidade do interior do japão chamada Kajiki é famosa em toda a região por receber um evento anual um pouco diferente. O Kumo Gassen é um campeonato onde pessoas de todas as idades se reúnem para literalmente colocar as aranhas para brigar. É uma tradição local onde vários dias antes os participantes buscam as aranhas mais fortes em áreas verdes da cidade. Neste tempo as aranhas são alimentadas de forma especial, com sua dieta tradicional à base de insetos e um suplemento de Shochu, uma espécie de estimulante feito a base de produtos naturais. Além da alimentação especial, as aranhas são “treinadas”, participando de várias lutas antes do dia do campeonato. Os aracnídeos que participam do evento são do gênero Argiope. Elas são conhecidas pelo nome bem sugestivo de “Aranhas samurai”.

Argiope bruennichii (I)
Aranha do gênero Argiope. Crédito: .Bambo.

A competição acontece da seguinte forma: duas aranhas são colocadas em um galho, sendo separadas pela mão de um juiz. Quando ele tira sua mão do galho, começa a luta. Sendo estas aranhas muito territorialistas, elas fazem de tudo para jogar a oponente para fora. São basicamente três regras: quem enrolar com teia, “morder” ou jogar seu oponete para fora do galho, ganha. Um comportamento bem comum e interessante é quando um das aranhas cai do galho e fica presa apenas por um fio de seda. Nesta situação su openente de forma bem calma segue até a base do fio e o corta, terminando a luta. Diferente das rinhas de galo no Brasil, quando o juiz percebe que há risco de vida para uma das aranhas a luta é interrompida imediatamente. Além disso, após o campeonato todas as aranhas são devolvidas ao ambiente.


Juiz acompanha atentamente o embate entre as aranhas. Crédito: M.Sekine

Conheci essa competição bizarra no National Geographic Channel. Segue abaixo o programa dividido em duas partes (em inglês).

Aranhas Samurais – Parte 1

Aranhas Samurais – Parte 2


Para ler outros posts sobre curiosidades, clique aqui.