Escolha uma Página
Semana passada comentei sobre as espécies feias ameaçadas de extinção. Claro que um dos principais motivos para apenas as espécies bonitas receberem investimentos de ONGs e de grandes empresas é porque elas trazem um retorno financeiro. Ninguém gostaria de ter uma lampréia estampada em uma camisa ou caneca (será?). Mas como a Claudia levantou, fazer campanhas apenas com espécies bonitas pode ter uma boa intenção por trás. Como as pessoas dariam o seu dinheiro apenas para salvar bichos como urso panda, tartarugas marinhas e araras, podemos usar essa lógica para levantar dinheiro e depois investir parte deste montante em outras espécies menos providas de beleza. Uma boa ideia, mas será que ela é realista? Devemos “usar” este lado “fraco” do público em geral ao invés de investir em divulgação da importância de animais que não são considerados fofos e bonitos mas tem grande importância ecossistêmica?



Com esta ideia na cabeça, o talentoso ilustrador finlandês Seppo Leinonen fez mais um dos seus cartoons que seguem a temática ambiental. Ele levanta um tema interessante, ligando a conservação das espécies com o mercado financeiro.
O título do cartoon abaixo é “Espécies ameaçadas não lucrativas”.


Clique para ampliar

© Seppo Leinonen, www.seppo.net

Tradução autorizada

Meus profundos agradecimentos ao Seppo Leinonen pela autorização da tradução do cartoon e pela troca de emails muito bem humorada. Para conhecer outros ótimos cartoons do Seppo, não deixe de visitar o seu sítio Seppo.net – Environmental cartoons.