Escolha uma Página
Baleia-assassina-carbono-.jpg“Olha filho! Que carbono bonito!”. Crédito: Naked_Eyes

Nós normalmente achamos que o principal estoque de carbono do planeta são as plantas que fixam dióxido de carbono e armazenam ele em biomassa. Na verdade esse não é um verdadeiro sumidouro de carbono, pois após a morte desta planta boa parte desse carbono fixado será degradado por nossos colegas microscópicos.

Algo que realmente não imaginamos é que outros colegas (bem macroscópicos) podem também ser um grande estoque temporário de carbono e ainda saem bem na foto. Andrew Pershing e colaboradores em artigo publicado no periódico PLOS One estimam que a população de baleias da época pré-industrial mantinha quase 9 milhões de toneladas de carbono a mais do que a população atual. Parece muito, não? E é mesmo. É o equivalente a 1000 quilômetros quadrados de floresta (bem aproximado este número, claro) em termos de estoque de carbono.

Podemos considerar isso então como uma revolução nos números sobre Aquecimento Global, que devemos ter uma revisão urgente do IPCC sobre o ciclo do carbono em oceanos? Claro que não. Mas fica aí uma ótima dica para iniciar uma boa conversa de bar.

Fonte: Nature Research Highlights, 467