Iniciativas que admiro

Uma das coisas que eu gosto muito de ver é a preocupação das empresas com os temas Responsabilidade Socioambiental, Sustentabilidade e afins, isso quando essa preocupação mostra novidades e não fica apenas naqueles relatórios marqueteiros que mais parecem revistas de promoção da empresa.

Algumas empresas conseguem mostrar que de fato não estão lá muito preocupadas com isso, estão apenas seguindo algum manual que mandaram e não fazem nada além do que é esperado e obrigação.

Outras, pelo menos eu gosto de acreditar, que se preocupa de fato com o assunto, inova, incorpora a política de sustentabilidade em vários ambientes da empresa e não apenas nos aspectos óbvios e esperados.

Um exemplo que eu gosto muito é o Banco Real (quero deixar bem claro que não estou fazendo propagando do Banco aqui, ou de qualquer outra empresa que vir a falar, nem correntista do Banco eu sou). É muito interessante ver que eles estão preocupados não apenas em dizer que se preocupam com o meio ambiente, eles tentam fazer alguma coisa. Um exemplo é a agencia ambientalmente correta construída por eles, em Cotia – SP, a ação deles poderia muito bem ficar no papel reciclado dos talões de cheque, algumas linhas de crédito para financiamentos socioambientais e pronto. Já cumprimos nosso papel de banco ambientalmente correto, mas não, eles inovaram construindo um agência “sustentável”.

Isso tudo pode ser só faixada para pegar “ambientalistas românticos” como eu? Pode sim, mas mostra um investimento, uma preocupação, um trabalho que vai além da obrigação deles de ser banco e vender dinheiro para as pessoas. Eles não se limitaram ao mínimo necessário para ser considerado preocupado com a sustentabilidade, eles inovaram e fizeram a diferença e admiro isso.

Eles até tem um site que explica o que é sustentabilidade e como esse conceito está inserido na empresa, de uma maneira bem simples e sem apelar para fotos perfeitas de animais e paisagens da natureza.

Pretendo de vez em quando citar algumas empresas que me passam a idéia de fazerem um diferencial no quesito sustentabilidade, se você tiver alguma sugestão, sinta-se a vontade nos comentários…

Imagem empresatada do site: http://www.smea.org.br/imgs/cba/simbolo_mao.gif

2 Comments

  • André Caldana
    5 de fevereiro de 2007 - 22:12 | Permalink

    Claudinha, primeiramente quero te parabenizar pela iniciativa. Admiro o fato de voce ter criado esse blog com a intuito de informar e concientizar as pessoas para um problema que esta ai, que e de resposabilidade de todos nos. Afinal os efeitos ja comecam a mostrar sua face. Aqui na Europa estamos no auge do Inverno e ate agora nada dele chegar realmente. Com temperaturas que estao batendo recorde para esse periodo. Sol, calor, com termometro marcando 20 graus. Nao e normal.

  • André Luiz
    10 de fevereiro de 2007 - 10:09 | Permalink

    Uma manobra para arrebatar os ambientalistas românticos? Pode tewr certeza que sim.E isto, ressalte-se, não é ruim. Pelo contrário, na medida em que empreendimentos sustentáveis são criados, ainda que visando maior lucro, exemplos são criados e uma maior gama de conscietização é atingida.Por falar em responsabilidade ambiental das empresas, porque ninguém fala nada das indústrias bélicas?O carbono delas e das armas é imenso. Maior que o do gado…A paz é ecologicamente responsável.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Skip to content