Pra que serve o Live Earth?

Eu sei que esse post deveria ter sido publicado ontem, mas antes tarde que nunca.

Quem tiver a resposta por favor os comentários estão abertos…

De verdade, ainda não entendi a utilidade real desse show. Provavelmente promover celebridades com uma causa “nobre” ou seria entreter as pessoas e ao mesmo tempo ensiná-las que a nossa existência no Planeta está ameaçada? Huumm, sei, sei…

O Rock in Rio também não tinha um slogan “Por um mundo melhor”? E o que mudou no mundo depois desse festival? Você conhece alguém que foi nesse show e em algum momento se preocupou com idéia de show para um mundo melhor?

Mas a energia do show vai ser gerada com biodisiel, o lixo gerado vai ser reciclado, as pessoas vão receber sacolinhas para recolher seu lixo, em Sidney quem comprar o ingresso ganha passagem livre no transporte público, em Londres a embalagem do humburguer será comestível e blábláblá… Eu pergunto e daí??

Gente, se estamos realmente preocupados com os rumos da nossa sobrevivência no Planeta não vai ser fazendo show, reunindo milhares de pessoas ao redor do mundo pra ouvir música, gastando mais energia, gerando mais lixo que vamos conseguir isso. Não estou dizendo que não podemos mais fazer show nenhum ou qualquer coisa do gênero, mas acho que um show não vai conscientizar ninguém. Duvido que alguém que voltar desse show vai a partir de então separar seu lixo, andar mais a pé ou de bicicleta, vai trocar suas lâmpadas incandescentes por flourescentes, vai alterar a temperatura do seu aquecedor ou ar condicionado, vai evitar usar sacolas plásticas ou vai passar a comprar comida orgânica. Que ilusão!

Desde quando show é educação ambiental? Desde quando você volta de um show e diz vou mudar de comportamento a partir de agora? Geralmente você volta de um show, se ele foi realmente muito bom, dizendo que não pretende mais perder um show daquele artista e coisas do gênero.

Não assisti o show, provavelmente eles devem ter passado mensagens sobre o assunto meio ambiente e afins para as pessoas. Pra não dizer que eu sou pessimista, eco-chata ou biodesagradável espero que a partir de hoje as pessoas ao redor do mundo que foram nesse show, mudem algum comportamento seu para ajudar o Planeta.

3 Comments

  • Juliano
    20 de julho de 2007 - 10:33 | Permalink

    Bom dia Cláudia, Achei o seu blog muito interessante, vou passar a visitar com mais frequencia... Achei muito interessante o seu ponto de vista sobre o Live Earth, e em partes eu concordo, mas acho que, também, um evento tão grande como esse, acaba por atingir um público muito maior de gente. Publico esse que não costuma ir à palestras, assistir aos documentários ou muito menos foi educado com a preocupação ambiental que tanto discutimos atualmente.Aproveito para fazer um convite à você e a todos que visitam seu blog para o ISSD (International Symposium on Sustainable Design) e para o evento paralelo que ocorrerá SBDS (Simpósio Brasileiro de Design Sustentável) que estará acontecendo em setembro. Visite nosso site: http://www.design.ufpr.br/issd/index.htm

  • Isabel
    26 de agosto de 2007 - 22:42 | Permalink

    Cláudia, sou fã do seu blog e sempre que posso dou uma passada por aqui.Só queria te dizer que após o Live Earth eu redigi um projeto para a coleta seletiva do meu prédio que pretendo entregar para o meu síndico. Aqui em casa o lixo começou a ser separado, mandei e-mails para meus amigos fazerem o mesmo. Reduzi o meu banho para 20 min e por aí vai.Tenha mais fé nas pessoas. Às vezes um show como esse pode atingir muita gente, eu fui apenas uma. Queria te contar para que vc saiba que pelo menos para uma pessoa serviu. Mais uma vez parabéns pelo blog, pela dedicação e pelo trabalho! Beijos

  • Beatriz
    12 de dezembro de 2007 - 11:48 | Permalink

    Sinceramente acho a sua opiniao muito radical e não concordo..Portanto se um evento como o live earth que é de escala planetária não muda mentalidades, então, gostava que sugerisse uma ideia melhor..Mais vale o esforço destas pessoas em tentar mudar algo do que estar parado...Na minha opiniao o papel dos ecologistas é unicamente estar do contra!Beatriz

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *