A Coca-cola

No blog Empresa Verde da Revista Época a jornalista conta a “Empreitada Verde” da Coca-cola, algumas das ações que a empresa tem feito para associar a sua marca à sustentabilidade. Aí, lá tinha um link para a entrevista da Diretora de Marketing da Coca (aqui em inglês). Blablabla básico de marketing, “queremos associar nossa marca ao bem-estar sustentável”, “estamos incentivando nossos funcionários a prestarem trabalhos voluntários”, “essas ações que estamos divulgando agora nós sempre fizemos, já é uma coisa que fazemos há decadas…”
Nos comentários encontrei esse link (em inglês): Comunidades rejeitam Coca-cola na Índia. Ops…
Achei uma campanha na Índia contra a Coca-cola, com página até em português, para explicar o que vem acontecendo por lá por causa da empresa… Veja aqui.
Resumo rápido, a Coca-Cola é acusada por:
* Causar severas faltas de água em comunidades por toda a Índia;
* Poluir a água subterrânea e o solo nos arredores das suas plantas de engarrafamento;
* Distribuir seu lixo tóxico como “fertilizante” aos agricultores;
* Vender refrigerantes misturados com pesticidas na Índia – em alguns casos, em quantidades mais de 30 vezes superiores aos padrões aceitos na União Européia.

Não sei se tudo isso é verdade, mas existe um protesto de pessoas de algumas regiões da Índia contra a Coca-cola, o que não me surpreende que são as pessoas das castas mais inferiores. Mamãe sempre disse: onde há fumaça, há fogo. Talvez as coisas não sejam na intensidade apresentada, mas alguma coisa deve acontecer por lá.

A Coca está investindo US$10 milhões numa campanha de marketing focada na idéia de bem estar-sustentável, mas lembre-se a campanha é focada para os EUA!! Apesar de estar presente em 200 países acho que ela se esqueceu do mundo globalizado e que não adianta ser sustentável só para os americanos. Além de que hoje em dia temos a internet e por isso informações nos confins da Índia podem chegar em qualquer parte do mundo para quem quiser. Da mesma forma que estamos aqui atento às ações da Coca com sua campanha de marketing nos EUA, também estamos sabendo o que ela está acontecendo com as fábricas dela na Índia.

3 Comments

  • Franklin
    14 de março de 2008 - 00:41 | Permalink

    Pela ordem, prefiro caipirinha,mojito,cerveja,guaraná, sucos,pepsi… água só excepcionalmente pois, ninguém é de ferro.O problema da Coca Cola é que seu objetivo é sempre extingüir todos os eventuais concorrentes onde se instala. Parece aqueles filmes de ficção em que o vilão sempre quer dominar o mundo!!!Franklin

  • Silvia D. Schiros
    14 de março de 2008 - 11:47 | Permalink

    Claudia, dado importante: certa vez traduzi um artigo escrito por um fabricante de refrigerantes (esse artigo era também para mostrar como eles se preocupavam com o meio ambiente) e lá dizia que eles estavam fazendo uma coisa fantástica. Haviam diminuído de cinco para 2,5 litros o consumo de água para a produção de um litro de refrigerante.Ou seja, cada vez que tomamos um refrigerante (e provavelmente qualquer outra bebida industrializada), estamos jogando fora, no mínimo, mais do que o dobro em água.Ninguém é de ferro, mas meu conselho seria: beba água filtrada. O resto, de vez em quando, para matar a vontade.

  • Lola
    18 de março de 2008 - 01:50 | Permalink

    Oi, Claudia,Dá uma passadinha lá no “Consciência” e vê se pode atender ao pedido de ajuda de alguma maneira…Beijo.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Skip to content