Sobre a água

Sabe essas toalhas de papel de restaurantes faz-food cheio de ilustrações e curiosidades? Eis que mexia nas minhas bagunças e encontro uma velhinha com curiosidades sobre a água, alguma delas achei interessante colocar aqui:

Se toda a água da Terra – doce, salgada e congelada – fosse dividida entre seus habitantes, cada pessoa terei o direito a 8 piscinas olímpicas cheias. Mas se dividirmos somente a água potável entre as pessoas, cada uma teria o direito a apenas 5 litros de água. (Tem algo de errado no mundo ou sou só eu que penso assim?)

Se todo o gelo das calotas polares da Terra derretesse, um quarto do Planeta ficaria alagado.

O Brasil tem 13,7% de toda água doce do planeta, sendo que 80% desse total está na Bacia Amazônica.

Se toda água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro, apenas meia gotinha estaria disponível para beber.

A Terra possui 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água (só para você entender melhor, 1 quilômetro cúbico tem 1 milhão de litros de água.)

Dessa total, 97,5% é água salgada. Sobram 2,5% de água doce, tanto líquida como congelada.

Tire daí a água congelada do planeta e sobram apenas 0,26% de água líquida na forma de rios, lagos e lençóis subterrâneos.

Para não secarmos os recursos, só podemos usar a água que é renovada pelas chuvas, que são míseros 0,002% de toda a água do planeta.

De toda a água utilizada no mundo, 10% vai para o consumo humano, 20% é para uso industrial e 70% é usado na agricultura.

A quantidade de água no mundo é praticamente a mesma há milhares e milhares de anos. Mas, o número de pessoas que vivem na Terra aumenta a cada dia. Mais gente para a mesma quantidade de água. Se nada for feito em relação à água, especialistas prevêem que haverá conflitos entre países por disputa de água em um futuro não muito distante.

Em uma hora, um grande carvalho pode produzir 4000 litros de vapor.

Resolvi até scanear uns dos desenhos que achei muito bonitinhos. Será que essas “toalhinhas” de alguma forma sensibilizam as pessoas? Espero que sim!! (Itálicos e negritos por minha conta!)

One comment

  • João Carlos
    2 de outubro de 2008 - 03:28 | Permalink

    Acrescente um detalhe escabroso: do consumo doméstico de água, em média, 75% é para descarga de privadas...

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *