Sacolas plásticas

 

O termo sacolas plásticas ou sacolas de pano foi por um bom tempo as palavras-chave que mais traziam visitas via google para esse blog, acredito eu pela moda do mundo de distribuir eco-bags por ai… Eu mesma tenho várias, que ganhei em feiras, congressos, de presente de fim de ano de empresas ou as que encontrei no lixo.

O governo lançou uma campanha chamada “Saco é um saco”, comentada até por Andrew Winston, um consultor em negócios verdes americano.

A campanha é do Ministério do Meio Ambiente e é bem legal, com vídeo no youtube, blog próprio e várias comentários pela internet.

Eu não sou a favor da proibição das sacolas plásticas como acontece na China e em breve vai acontecer no Rio de Janeiro. Não dá pra negar que esses sacos são uteis e precisamos deles em vários momentos da nossa vida. Eu realmente acredito que há um exagero no uso, o que se vê por ai de saco dentro de saco sem a menor utilidade é uma coisa absurda, mas simplesmente proibir não vai resolver.

Acho a campanha válida mas ela deveria vir junto com um incentivo para que as pessoas tenham uma composteira em casa, a grande maioria das pessoas que conheço usam as sacolas plásticas para colocar seu lixo orgânico e toda vez que tento convencer alguém a diminuir o uso das sacolas vem a pergunta: “Mas o que eu faço com o lixo? Compro saco de lixo? Dá no mesmo…” No site da campanha eles recomendam o uso de sacos de lixo pois eles podem ser feitos de materiais reciclados, ao contrario das sacolas de plástico que sempre é feita de matéria-prima nova por determinação da Anvisa. A campanha também não condenam quem usa essas sacolas para acondicionar lixo, pois o objetivo principal dela é diminuir o consumo e usá-las de maneira consciente. Pronto, pra mim a campanha morreu na praia…

Ou seja, se você quiser continuar pegando milhares de sacolinhas inutilmente, sem problemas, afinal você vai usá-las para colocar seu lixo depois, pronto reutilizei a sacola e tudo bem. Conclusão: não mudou nada! É aquela velha história, vamos mudar tudo sem mudar nada.

Eu sei que uma composteira não é fácil, nem todo mundo tem disposição para fazer uma, eu mesma não tenho uma, mas não dá pra se enganar achando que essa campanha vai de fato mudar alguma coisa. Mas é prudente ir acostumando as pessoas com a ideia de uma composteira porque se a moda de proibir sacolas plásticas pega o que você vai fazer com o seu lixo?

4 Comments

  • 20 de julho de 2009 - 16:47 | Permalink

    composteira é o máximo! eu faço uma e reduzo o lixo que ponho na rua a mais ou menos um quinto (sem contar, claro, os recláveis). o genial é que não ocupa muito espaço. faço assim: tiro uma pazada de terra, ponho o conteúdo do saco (de supermercado, de plástico sim) no buraco e cubro. não fede, não fica bagunçado. eu tenho terra sobrando e acabo usando uma área mais ou menos de dois metros por um. uns dias depois faço um buraco ao lado, depois um pouco mais adiante. mas conheço uma pessoa que (morando sozinha) usa tipo meio metro por meio metro nesse mesmo esquema.
    e ouvi um programa de rádio americano sobre composteiras de apartamento. basta um latão de lixo com terra e umas minhocas pra ajudar. e pronto.
    isso dito, uso sim saquinhos de plástico. depois de passar o lixo orgânico para a composteira, uso para recolher cocôs de cachorro ou limpar a caixa de areia dos gatos. e uso sacos diretamente para recolher os ditos dejetos caninos. são dois passeios por dia e ainda não encontrei outra solução. quem tiver uma sugestão, será bem vinda.

  • Gilvan
    25 de julho de 2009 - 16:29 | Permalink

    a idéia da composteira realmente é ótima… mas acredito que nunca vá atingir a populacao em sua maioria, pois nao é muito prática. Acho que o primeiro passo pra diminuir o uso de sacolas plásticas é parar de distribui-las. Na Europa, a maioria dos paises nao fornece sacolas nos supermercados, eles as vendem, o que reduz significativamente o consumo. Ninguém quer ficar pagando por sacola cada vez que vai ao mercado. Com o tempo as pessoas se habituam a levar suas próprias sacolas (de plástico, de pano, etc) e as usam até elas nao aguentarem mais. Deste modo, os sacos de lixo – que embora nao sejam a solucao perfeita, sao um pouco mais ecologicamente favoráveis – seriam mais utilizados.

  • 7 de outubro de 2009 - 11:16 | Permalink

    mmmuiito esplicativo..gostei muito,parabens pelo comteudo

  • yasmim
    3 de maio de 2011 - 17:19 | Permalink

    Foi muito utilmais preciso de um site que responda a essasperguntas:
    a)O que era utilizado para carregar compras e objetos antes da invencao das sacolas?
    b)Quem usou sacolas plasticas pela primeiravez?
    c)Do que eram feitos as sacolas antes da invencao do plastico?
    d)Em que epoca se popularizou o usodas sacolas plasticas?Por que?

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Skip to content