O que é EMRC?

O EMRC é a sigla do Grupo de Pesquisa em Medicina Experimental – ou Experimental Medicine Research Cluster.

Nós somos um grupo de pesquisadores que iniciou seu trabalho no Instituto de Biologia da Unicamp, embora atualmente não se restrinja a este instituto. Trabalhamos com doenças humanas e vínhamos pensando, há algum tempo, que não basta apenas permanecermos em nossos laboratórios produzindo conhecimentos sobre saúde e doença.

Como assim?

Calma! Não é que o que façamos não seja considerado importante por nós. A saúde e os processos de adoecimento humanos são muito complexos! Para compreender nosso corpo, precisamos de inúmeras pesquisas de diferentes áreas de saber.

Nosso grupo atua, dessa forma, unindo esforços e recursos para estudar doenças humanas e fornecer alternativas para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. Claro que consideramos isso fundamental!

Todavia, achamos que é pouco. O EMRC foi criado por acreditarmos que o trabalho de pesquisa tem que ser integrado, coletivo e colaborativo. Após as pesquisas começarem a funcionar com várias linhas e pesquisadores, achamos que estava faltando ainda mais uma etapa.

Próximos passos…

Ao longo deste ano tão difícil que foi 2020, percebemos que o diálogo com a sociedade é fundamental. Dessa forma, compreendemos que o que produzimos dentro dos laboratórios pode, sim, ser um conhecimento acessível às pessoas! E que é relevante que aprendamos, como grupo, a buscar meios de proporcionar isto a todos aqueles que gostariam de entender melhor o que é e como se faz ciência na área da saúde. E esta noção tornou-se uma prioridade em nosso cotidiano dentro do EMRC!

Por isso, criamos este blog! Este é o primeiro passo para começar a conversar com vocês, leitores, sobre como é nossa rotina científica. Assim como, tentar entender como podemos trocar conhecimentos e experiências para contribuir cada vez mais com a sociedade!

Logo mais traremos conteúdos sobre como é a rotina da pesquisa neste grupo, além de apresentar alguns de nossos trabalhos – e o conhecimento científico que os embasam!

Para saber mais

Nosso site institucional

Quem faz parte do EMRC

Sobre Ana Arnt
Bióloga, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia, do Instituto de Biologia (DGEMI/IB) da UNICAMP e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM). Pesquisa e da aula sobre História, Filosofia e Educação em Ciências, e é uma voraz interessada em cultura, poesia, fotografia, música, ficção científica e... ciência! ;-)

2 Comentários em O que é EMRC?