Evento “Inteligência Artificial, Plataformização e Produção Cultural” com Thomas Poell e David B. Nieborg

Publicado por GEICT em

O GEICT – Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia, convida toda a comunidade para o evento “Inteligência Artificial, Plataformização e Produção Cultural”. Unindo Estudos Sociais da C&T, Estudos de Mídia, Estudos Culturais e Ciências Sociais, o debate, a ser realizado às 9h do dia 20 de outubro no Auditório do Instituto de Geociências, busca ampliar o escopo dos diálogos sobre tecnologias digitais, processos culturais e conflitos sociais em torno de processos sociotécnicos relacionados às plataformas e tecnologias de IA.

O evento contará com uma palestra conjunta dos professores Thomas Poell e David B. Nieborg. Thomas Poell é professor de Dados, Cultura e Instituições na Universidade de Amsterdã. É coautor de “Platforms and Cultural Production” (Polity, 2022) e “The Platform Society” (Oxford University Press, 2018), ambos traduzidos para diversos idiomas. Além disso, coeditou “The Sage Handbook of Social Media” (Sage, 2018), “Social Media Materialities and Protest” (Routledge, 2018) e “Global Cultures of Contestation” (Palgrave/McMillan, 2017).  Já David B. Nieborg é professor de Estudos de Mídia na Universidade de Toronto. Ele foi professor visitante e bolsista do MIT, da Universidade Chinesa de Hong Kong, da Universidade de Amsterdã e do Instituto de Estudos Avançados de Princeton. É coautor do livro “Platforms and Cultural Production” (Polity, 2021), traduzido para o italiano e o chinês, e “Mainstreaming and Game Journalism” (MIT Press, 2023). A palestra será ministrada em inglês e, infelizmente, não contará com tradução simultânea.

Confira abaixo o resumo da palestra de Poell e Nieborg.

A ampla adoção de plataformas digitais e serviços GenAI – do YouTube, Instagram e TikTok ao ChatGPT e Midjourney – está reconfigurando a produção cultural de maneiras profundas, complexas e altamente desiguais ao redor do mundo. Nesta palestra, David Nieborg analisará essas mudanças em três etapas. O ponto de partida é seu livro Platforms and Cultural Production (Polity, 2022), em coautoria com Thomas Poell e Brooke Erin Duffy, que examina tanto os processos quanto as implicações da plataformação nas indústrias culturais. Ele identifica mudanças-chave nos mercados, infraestruturas e governança em jogo nessa transformação em curso, bem como mudanças cruciais nas práticas de trabalho, criatividade e democracia. Posteriormente, Thomas Poell volta-se para seus esforços para multiplicar nossos quadros de referência no exame de plataformas e da produção cultural, provincializando o mundo anglo-americano e o noroeste da Europa neste campo de estudo. Perseguindo esse objetivo, ele reúne ideias da teoria pós-colonial e decolonial e dos estudos de plataforma em um programa de perspectivas globais. Por fim, ele discute como pretende operacionalizar este programa com colaboradores de todo o mundo, examinando a adoção da IA ​​generativa em segmentos-chave da indústria audiovisual no Japão, Índia, Nigéria, Brasil e Chile. O objetivo é desenvolver uma linguagem conceitual mais diversificada na pesquisa sobre produção cultural e mudança tecnológica.

Dados do evento:

“Inteligência Artificial, Plataformização e Produção Cultural”

DATA: 20/10/2025,

LOCAL: Auditório do Instituto de Geociências/UNICAMP,

HORÁRIO: 9h-12hs

Cartaz do evento.

Cartaz do evento.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *