>
Irritado com os constantes “bloqueios de papel” impostos pela Royal Navy britânica ao litoral americano, o privateiro (ou seria patriota?) Thomas Boyle atracou no Canal da Mancha em 1814 e declarou um bloqueio naval de um navio só — o Chasseur [Caçador] — contra o Reino Unido inteiro:
Pelo Senhor Thomas Boyle, Comandante do Brigue Armado Privado Chausseur, etc.
PROCLAMAÇÃOComo tem sido de hábito dos Almirantes da Grã Bretanha comandar pequenas forças nas costas dos Estados Unidos, particularmente [por parte de] Sir John Borlaise Warren e Sir Alexander Cochrane, para declarar toda a costa dos Estados Unidos em estado de estrito e rigoroso bloqueio, sem possuir poder para justificar tal declaração, ou estacionar uma força adequada para manter o dito bloqueio;Eu, a partir de agora, por virtude do poder e da autoridade em mim investidos (e possuindo suficientes forças), declaro todos os portos, atracadouros, baías, rios, ribeirões, riachos, córregos, ilhas e litorais marinhos do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda em estado de estrito e rigoroso bloqueio.E eu ainda declaro que considero a força sob meu comando adequada para manter estrita, rigorosa e efetivamente o dito bloqueio.E venho por este requerer que os respectivos oficiais, sejam capitães, comandantes ou oficiais comandados sob meu comando, empregado ou a ser empregado nas costas da Inglaterra, Irlanda e Escócia prestem estrita atenção à execução desta minha proclamação.E por meio deste eu alerto e proíbo os navios e vasos de toda e qualquer nação em amizade em paz com os Estados Unidos de entrar ou tentar entrar; ou de sair ou tentar sair de qualquer um dos ditos portos, baías, rios, ribeirões, riachos, córregos, ilhas e litorais marinhos sob qualquer pretexto.E para que ninguém possa alegar ignorância desta minha proclamação, eu ordenei que a mesma seja publicada na Inglaterra.Dado sob minhas mãos a bordo do Chausseur
(ass.) THOMAS BOYLE
Pelo comando do oficial comandado
(ass.) J. J. STANBURY
A proclamação do bloqueio naval contra a Inglaterra não foi uma simples bravata; acabou sendo publicada em terras inglesas. O ultimato foi exposto na Lloyd’s Coffee House de Londres, a mais antiga cafeteria londrina e importante ponto de encontro de mercadores e lobos do mar.
Mesmo tendo tão poucas informações, a declaração de Boyle foi suficiente para alarmar os mercadores ingleses, fazendo os fretes e seguros disparar por alguns dias. Apesar disso, o bloqueio falhou — mas não por ter navios de menos (ou um texto horrivelmente ameaçador).
Mr. Boyle cometeu sério erro estratégico: ele teria feito muito melhor se também mandasse uma cópia de sua declaração de bloqueio a Napoleão Bonaparte, que certamente se interessaria muito pelo caso.
Pouco se sabe do fim que Boyle teve após a era napoleônica. Mas o Chausseur voltou para casa como o “Orgulho de Baltimore” e um destróier da Segunda Guerra Mundial foi batizado com o nome do capitão que bloqueou a Inglaterra inteira sozinho.