>O peso do poder

>

Charles de Gaulle costumava dizer que “política é uma coisa séria demais para ser deixada para os políticos.”
Uma solução prática para o enriquecimento político foi encontrada pelos ingleses da cidade de High Wycombe, em Buckinghamshire. Lá o prefeito é pesado no começo e no fim do mandato (os secretários do prefeito são pesados anualmente). Se o peso não muda, o pregoeiro municipal (town crier) diz: “E nada mais!”. Se o peso aumentou, ele declara: “E um pouco mais!”.  Qualquer ganho de peso é considerado como um ganho às custas do contribuinte e o político glutão é moralmente punido com vaias e alguns tomates podres. 
Certamente, é um processo muito mais efetivo e independente do que uma demorada CPI que não resulta em nada por que todos os políticos se protegem. Politicamente, o resultado das vaias e dos tomates podres é muito mais devastador do que um processo de cassação, mesmo que bem-sucedido. Não há necessidade de envolver terceiros e o resultado é fruto de pura observação objetiva.
Ninguém sabe quando ou como a tradição começou; há quem diga que o costume de julgar o prefeito pelo peso começou na época de Eduardo I [regnabat 1272-1307] e era muito comum na Inglaterra. Mas o documento mais antigo a citar o ritual político data de 1678. Hoje apenas Wycombe mantém a tradição. O que é uma pena, já que essa tradição é muito mais avançada do que muitos sistemas políticos modernos.
chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website