>Equação Fatal

>

tammSe você acha que já teve que passar por uma prova de matemática potencialmente fatal, não conhece a história de Igor Tamm:
Durante a Revolução Russa, o matemático Igor Tamm foi cercado por vigilantes anti-comunistas em uma vila perto de Odessa, onde ele estava em busca de comida. Os vigilantes suspeitaram que Tamm fosse um agitador comunista anti-ucraniano e levaram-no até seu chefe.
Quando lhe perguntaram o que fazia para ganhar a vida, ele disse ser matemático. O cético líder do bando começou a amarrar e pendurar balas e granadas no pescoço de Tamm. “Está certo”, disse o líder. “Calcule o erro quando a aproximação da série de Taylor é truncada após n termos. Faça isso e estará livre. Se errar, vai levar bala.” Tamm calculou lentamente a resposta no chão, com o dedo trêmulo. Quando acabou, o bandido deu uma olhada em sua resposta, cumprimentou-o e o liberou.
Tamm recebeu o prêmio Nobel de Física em 1958, mas jamais descobriu a identidade do inesperado líder daquela gangue.
— John Barrow “It’s all Platonic Pi in the Sky” [É tudo Pi Platônico no Céu] em The Times Educational Supplement [Suplemento Educacional do Times] de 11 de maio de 1993.
chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website