O (pobre) salvador da pátria

Em 1795, James Swan (1757-1830), um financista e milionário de Boston — que pelo visto era bastante patriota — pagou toda a dívida americana com a França. Não foi através de um empréstimo ao governo, mas do próprio bolso que Mr. Swan quitou a dívida de seu país. Total (em valores da época): US$ 2.024.899. Além de ser rapidamente esquecida pelos seus ingratos compatriotas, a história de James Swan (que jamais apareceria em alguma nota do dólar) ainda teria duas grandes ironias:

Ironia nº. 1: Mr. Swan passaria os últimos 22 anos de sua vida em uma prisão francesa. Por falta de pagamento de outras dívidas. Nenhum americano fez questão de resgatá-lo.

Ironia nº. 2: Dois séculos mais tarde, o Tio Sam está precisando desesperadamente de um salvador-da-pátria financeiro tão benévolo quanto James Swan. Até agora, porém, nenhum bilionário (ou grupo de bilionários), muito menos um jogador de Wall Street ou um superbonificado CEO se ofereceu para esse sacrifício. Já não se fazem mais patriotas como antigamente na América.
chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • Mariana

    essas curiosidades que você posta são ótimas!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website