Árvore mais velha da Flórida morre de overdose

Senator tree
Dorgas? Larguei...

Ou quase isso, já que árvores milenares não usam drogas. Apelidada de Senator, a segunda árvore mais velha dos Estados Unidos e quinta do mundo foi acidentalmente queimada por uma usuária de drogas. Era tão velha — a árvore, não a manola — que já estava de pé quando os gregos destruíram Tróia, quando os Olmecas eram uma potência na América, quando Salomão sucedeu a Davi e quando Stonehenge estava sendo construída.  Com cerca de 3.500 anos de idade e 36 metros de altura, o maior exemplar de Taxodium ascendens do leste dos Estados Unidos foi talvez a árvore mais azarada do último século.

Até ser atingido por um tornado em 1925, o venerando vegetal tinha 50 metros de altura e era um ponto de referência apenas para os índios do local. Dois anos depois de ser semi-destruída, foi transformda em atração turística por motivos políticos. Em 1927, a área onde a árvore ficava foi comprada por Moses Overstreet, senador estadual da Flórida, e doada ao condado de Seminole para a formação de um parque — daí o apelido Senator. Em 1945, parte da cerca e da placa que a protegiam foram roubadas e nunca foram recuperdas.

Numa noite de janeiro último, o acidente fatal: Sara Barnes, de 26 anos, estava fumando metanfetamina com uma amiga em um buraco dentro da Senator quando resolveu acender uma fogueira para “enxergar melhor”. Obviamente, a fogueira saiu de controle e consumiu a árvore de dentro para fora.

Nada foi percebido até a manhã de 16 de janeiro, quando as chamas surgiram no topo da Senator. Os bombeiros do parque tentaram extinguir o incêndio, mas a grande árvore não resistiu ao próprio peso e desabou. Apenas um toco de no máximo 6 metros de altura sobrou e não se sabe se ainda está vivo. Mrs. Barnes foi presa em 28 de fevereiro e disse em depoimento que “não acredita ter queimado uma árvore mais velha que Jesus.” E você aí, achando que sua noitada de sexta pra sábado é que foi embaraçosa…

senator stump
...agora virei cinzas!
chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website