Ah, os filmes em bobina! Houve tempo em que era preciso ter esse tipo de mídia para assistir filmes nos projetores, numa espécie praticamente literal de cinema em casa. Pois bem, suponha que você é um hipster saudosista que despreza a perfeição too mainstream das imagens de DVD e suporta menos ainda os Blu-Rays. Ipso facto, você acaba de comprar um projetor antigo e, junto com ele, vieram 13 bobinas de filme e uma bobina vazia.

Infelizmente, todos os 13 filmes estão bobinados da maneira errada (i.e., de trás pra frente) e você precisa colocar os seus clássicos em ordem correta antes de assisti-los. É possível usar o projetor para passar uma bobina cheia para uma vazia, revertendo sua direção. Como você só tem as 13 bobinas e só uma vazia, você precisa reverter suas 13 fitas em suas bobinas originais. Demonstre como isso pode ser feito ou prove que é impossível.

Categorias: cinemaenigmas

0 comentário

Christtian Crispim · 27 de agosto de 2012 às 13:05

Para cada filme:
1. Desbobine o filme pelo chão
2. Pegue a ponta que represente o fim do filme e coloque no rolo
3. Coloque o rolo na bobinadeira e deixe-a fazer o trabalho

…faltou mencionar alguma regra na pergunta? A solução proposta não parece impossível (nem tão trabalhosa quanto ficar trocando os rolos).

rafinha.bianchin · 27 de agosto de 2012 às 13:07

acredito ser impossível. é a mesma história das engrenagens: tem uma no sentido H (A) e outra parada (B). se passar o movimento H da A para a parada B, esta ultima vai girar em CH. Mas não tem como fazer a A trocar de sentido, pois ao passar o movimento da B para a A, a A volta a girar em H.
H e CH: horário e contra-horário (só agora me dei conta de que o certo é “anti-horário”, mas deixa pra lá)
mas continuo procurando uma resposta mais legal

Italo · 27 de agosto de 2012 às 14:20

Usando uma bobina cheia e o projetor, se inverte a ordem do filme e coloca-o na vazia. A bobina antes cheia agora está vazia, e repete-se o processo com todas a bobinas, restando no final os 13 filmes bobinados corretamente e uma bobina vazia.

Igor Santos · 27 de agosto de 2012 às 16:12

A resposta mais fácil é a mais prática. Bobinas de filme são desmontáveis, então basta alimentar a vazia (que ficará com o filme na ordem correta), abrir as duas e transportar o rolo de filme completo de uma para a outra.
Repetir 13 vezes.

Do modo lógico, se fosse realmente impossível todos os treze filmes não estariam ao contrário nas bobinas originais.

Igor Santos · 27 de agosto de 2012 às 16:26

Do jeito difícil, basta mudar todas uma posição à frente, de modo que a bobina vazia fique com o primeiro filme na ordem certa, a bobina do primeiro filme fique com o segundo filme na ordem e etc, até que a última bobina fique vazia.
Agora, o primeiro filme é alimentado para a décima terceira bobina, ficando novamente ao contrário e liberando a bobina vazia original, que agora receberá o segundo filme, liberando a bobina do primeiro, que agora receberá, na ordem correta, o filme número 1 que está ao contrário na bobina número 13.
Esta última ficando vazia, recebe o filme número 3 ao contrário, liberando a bobina 2 que agora pode receber o filme 2 na ordem correta.
E por aí vai.

Murilo · 27 de agosto de 2012 às 23:26

Basta fazer um de cada vez. Após o termino de uma, haverá outra livre, use-a.

Enrolando o hipster cinéfilo | hypercubic · 29 de agosto de 2012 às 14:01

[…] lembre-se que você é um hipster cinéfilo com alergia à imagens HD que comprou um projetor e 13 filmes em bobina. Só que eles vieram […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content