Se você é homem e precisou se aliviar num mictório público, já se deparou com esse problema: escolher o lugar mais privado possível para mijar, o que pode ser difícil dependendo do número de mictórios e de outros homens. Qual é a melhor estratégia para urinar de maneira discreta num banheiro masculino?
Pode parecer uma questão mundana demais para a ciência, mas os cientistas da computação Evangelos Kranakis e Danny Krizanc levaram o problema a sério. Os dois modelaram diferentes estratégias possíveis numa simulação computacional: a escolha preguiçosa (usar o mictório mais próximo); a cooperação ativa, porém tácita, com outros homens; a escolha que maximiza a distância entre os usuários e simplesmente escolher ao acaso. Para Kranakis e Krizanc, a conclusão é que
ao enfrentar a decisão de qual mictório escolher ao entrar no banheiro masculino e maximizar sua privacidade, você provavelmente deve escolher o vaso mais distante da porta, se possível e o segundo mais distante, se estiver desocupado. Para a vasta maioria do que (nós consideramos) comportamentos naturais entre homens escolhendo mictórios, esta escolha é a melhor.
Digna do Prêmio Ignobel, a conclusão desses cientistas foi apresentada numa conferência na Itália em 2010. Será que os membros da audiência testaram essa estratégia enquanto iam ao banheiro do evento? Nunca saberemos…
Referência
Evangelos Kranakis e Danny Krizanc, “The Urinal Problem,” in Paolo Boldi e Luisa Gargano, eds., Fun With Algorithms: 5th International Conference, Fun 2010, Iscia, Italy, June 2010: Proceedings.
Taia
Bem sou destro portanto tiro o pênis com a mão direita vou a direita onde tem a parede e me inclino a direita um pouco uns 15* graus e tenho muito mais privacidade para urinar com tranquilidade pois a falta dela me inibe a urina