>Síndrome de Delete

>

Você já deve ter passado pela desagradável experiência de perder um trabalho importantíssimo por que esqueceu de salvá-lo ou por que o PC precisou ser formatado (depois de ser misteriosamente infectado) e você não fez um back-up. Mas esse sentimento de perda, que poderíamos chamar de Síndrome de Delete, não é novidade no mundo da literatura — ainda que os motivos da perda fossem outros.

Em 1922, a esposa de Ernest Hemingway perdeu na Gare de Lyon, na França, uma mala cheia dos manuscritos do marido enquanto ela viajava para encontrá-lo em Genebra, na Suíça. A bagagem nunca foi recuperada.

Num caso similar, em 1919, T. E. Lawrence colocou sua maleta no vagão errado enquanto trocava de trem na estação de Reading¹. A maleta carregava os oito primeiros livros de Seven Pillars of Wisdom [Sete Pilares de Sabedoria]. Ele também teve que recomeçar tudo de novo.

Já Thomas Carlyle, em 1835, terminara de escrever seu primeiro volume sobre a história da Revolução Francesa quando emprestou-o a John Stuart Mill para uma revisão. A empregada de Mill confundiu aqueles papéis com lixo e queimou-os.

“Eu me lembro e ainda me lembro mais dele do que de qualquer coisa que eu já escrevi com essa labuta”, escreveu Carlyle em seu diário após perder seu livro. “Ele se foi; eu e o mundo inteiro formado por ele não podemos voltar: não, o velho espírito é fugidio demais.”

Depois de se lamentar, porém, Carlyle recomeçou. Reescreveu toda a sua obra e publicou-a, finalmente, em 1837.

__________________________

¹ Reading — O nome dessa cidade tem uma história curiosa. Fundada por uma tribo de anglo-saxões no século VIII, seu nome era Readingas [Povo Reada; –ingas era um sufixo arcaico para designar povos]. Com o tempo, o sufixo –inga do nome da cidade acabou virando –ing, que denota verbos no gerúndio. A pronúncia correta é RED-ing, embora não deixe de ser curioso que Reading [RID-ing] também signifique “lendo”.
chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website