Volume 9: uma edição que celebra a divulgação científica brasileira!

A Revista Blogs Unicamp renova-se após desafios da pandemia, exaltando a ciência brasileira. Com novo foco e ritmo trimestral, esta edição celebra uma diversidade de temas, incluindo saúde, linguística, arte e o retorno do fóssil Ubirajara jubatus.

Ana de Medeiros Arnt

Olá, Viventes

Nosso trabalho, ao longo dos últimos anos, vem sendo atravessado por inúmeras mudanças e transformações. É difícil começar este editorial sem falar sobre isso – e simultaneamente sem cair em clichês clássicos acerca das dificuldades da ciência e divulgação científica em nosso país.

No início de 2020, tivemos uma reunião – toda a equipe administrativa do Blogs de Ciência da Unicamp estava presente – para repensar o projeto e a linha editorial desta revista. Foi uma reunião decisiva e muito interessante para demarcarmos objetivos de trabalho em médio e longo prazo, tanto quanto para desenharmos etapas do processo da construção da revista, com análise técnica, comitê editorial com diretrizes claras e outras questões que nos pareciam pertinentes naquele momento. Vocês sabem o que aconteceu logo depois, não é mesmo? Vocês estavam lá, vocês viram…

A pandemia atravessou profundamente todos os nossos planos – assim como o de todos os brasileiros – tornando inviável a implementação das nossas metas. Durante estes 2 anos em que a crise sanitária estava vigente, de forma mais grave, nossa prioridade centralizou-se em conteúdos específicos e combate à desinformação.

Revisitando e repaginando a Revista Blogs Unicamp

A partir de 2022, pensamos em retomar o que havia ficado para trás e reorganizar a casa. Todavia, não se passa por uma crise incólume. Além do cansaço, existiam novas prioridades, novas ideias e metas. Enquanto trabalhávamos intensamente nos últimos 2 anos, entendemos que gostaríamos de muitos outros elementos nesse projeto que agora é relançado.

Resolvemos que era o momento de pisar no freio e rever prazos, organização da equipe, noções de o quê queremos com a divulgação científica e porque seguir apostando em conteúdos escritos em meio a inúmeras plataformas que se apresentam como alternativas, supostamente, melhores para a Divulgação Científica.

Uma das questões que se fez presente ao longo do tempo é que não estava evidente a separação da Revista Blogs Unicamp do restante do projeto (a pesquisa, realizada pelo CEDiCiências, e a Rede Blogs de Ciência da Unicamp, composta por pesquisadores e estudantes de pós-graduação que são ou foram vinculados à Unicamp). E para efetivamente nos constituirmos como Revista, precisávamos repensar a estrutura do portal inteiro.

Ano passado, de maneira ainda silenciosa, fomos colocando em prática o que achamos ser pertinente para todo o nosso trabalho manter-se de pé e com a qualidade que consideramos necessária. Até 2021, a Revista tinha 12 números por volume (um por mês). Não era mais possível manter este ritmo de publicação com a equipe que tínhamos no momento, com a curadoria de textos, diagramação e lançamento nas mídias sociais. Neste ano de 2023, estamos lançando agora em agosto nosso primeiro número e até meados de Novembro, sairá o segundo. A partir de 2024, nossa programação entrará nos eixos e, finalmente, manteremos publicações trimestrais!

Volume 9: uma edição que celebra a divulgação científica brasileira!

Nesta edição que preparamos para vocês, buscamos retomar um pouco do que é a Revista Blogs Unicamp: um projeto que abarca todas as áreas de conhecimento e, além disso, valoriza a ciência brasileira. Ao todo selecionamos 24 textos, publicados entre Janeiro e Julho deste ano, para compor este número. Têm economia, saúde, linguística, biologia, matemática, comunicação, educação, arte, física… UFA! Não foi fácil escolher não… Depois de uma pausa longa, a seleção de textos para compor a revista foi árdua, porém chegamos ao resultado final.

Para fechar, ou melhor, para começar, resolvemos que o relançamento da revista precisava ainda de um destaque que mostrasse um pouco dessa nova trajetória que estamos tentando implementar. Assim, nada mais relevante do que trazer para a capa o texto sobre o retorno do queridinho mais famoso do momento, nosso fóssil repatriado, o Ubirajara jubatus e a relevância da luta contra o colonialismo científico.

Por enquanto, a casa ainda está bagunçada, embora estejamos correndo para deixar tudo como gostaríamos. Mas por favor, entre e fique à vontade! Passe um café e aproveite a seleção de textos desta edição.

Como citar:

Arnt, Ana de Medeiros (2023) Volume 9: uma edição que celebra a divulgação científica brasileira! Revista Blogs Unicamp, V.09, N.01, 2023. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/revista/editorial-v9-n1-2023
Acesso em dd/mm/aaaa