EXTRA EXTRA! Trofeu do IgNobel roubado!!!

Interrompemos esta sequência de postagens especiais sobre o IgNobel para trazer uma notícia bombástica: Um dos prêmios IgNobel foi roubado!

trofeu ignobel 2009 roubado.jpgSim, senhoras e senhores, alguém mal intencionado saiu de Havard, onde acontece a premiação, com um troféu que não lhe pertencia.
Ao menos é o que noticia o blog oficial do IgNobel.

Eles pedem encarecidamente que devolvam e que perguntas não serão feitas. Afinal os troféus são esculturas feitas à mão para o prêmio – de gosto duvidoso, devo dizer (imagem no inicio do post), mas ainda sim é uma sacanagem levarem. O que só levanta mais estranheza: afinal, quem levaria uma coisa dessas e pra quê? Existe um mercado negro de colecionadores interessados nesse tipo de prêmio científico? Se sim, fico até feliz por saber que a ciência esta tomando estas proporções!

O roubo do Nobel de verdade

Esta história me lembra de uma lenda que paira sobre um dos ganhadores também lendário de um Nobel de verdade.

Kary Mullis ganhou o prêmio Nobel de química em 1993 por desenvolver o famoso PCR, Reação em Cadeia da Polimerase, que é um processo usado muito em labs de biologia molecular para multiplicar uma pequena quantidade de DNA em muito DNA, facilitando nosso trabalho.

kary mullis.jpg

Esse cara nunca foi muito ortodoxo. Adora surfe, mostrou não acreditar no aquecimento global e no HIV como causador da AIDS, além de já ter usado LSD algumas vezes (mas nos anos 70 quem não tomou?) e inclusive atribuiu a este uso parte da descoberta do PCR (abriu a mente para o insight, tá ligado irmão?!). Depois que vendeu sua idéia, vivia de renda e dava festas regularmente em sua casa de praia. Foi numa dessas festas que teve a medalha do prêmio Nobel roubada. Sumiu.

alfred-nobel-medallion.jpg

Tempos depois recebe uma ligação de uma loja de penhores que havia comprado a medalha a preço de banana.
Chegando a loja Mullis ainda teve que pagar para reaver seu troféu.
Verdade ou não, esta história é uma viaaaagem, morou?!

Veja como o PCR é importante, tem até dois clipes musical hilários. Um no estilo “We are the world” e outro a la Vilage People:

Agora podemos continuar com a programação normal da série de posts sobre os ganhadores do IgNobel 2009

Para receber nosso conteúdo em primeira mão, siga-nos no twitter @Rafael_RNAm e @Gabriel_RNAm e clique aqui para assinar nosso Feed/RSS!

6 comentários em “EXTRA EXTRA! Trofeu do IgNobel roubado!!!”

  1. Os clipes são hilários, meeeeeesmo, hahaha!
    Mas fico aqui pensando... não foi uma maneira genial de fazer-se entender conceitos genéticos? Isso sim é que é divulgação científica!!! E direcionada para os jovens, com certeza!!!
    Ô, Rafael, tá ligado irmão? (rsrs!) Já pensou você e o Gabriel num dueto para explicar direitinho, tintim por tintim, o trabalho do RNA mensageiro para essa galerinha avoadinha aí? Que tal um rap? Aí é só filmar, e... broadcast yourselves!!!! 😀

  2. rafael, esses videoclipes são absolutamente sensacionais! não vou conseguir dormir enquanto não souber: quem são essas pessoas????????????????????????
    adorei a ideia da sibele. vocês já estão preparando alguma coisa? o igor uoleo gosta de fazer música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *