Mesmo sem termos encerramos completamente o Especial Covid-19, entendemos ser importante nossos esforços em organizarmos, como canal de divulgação científica, o Especial Ciência e Política, propondo diálogo entre a sociedade e o conhecimento acadêmico.

Mas afinal, o que significa PARA VOCÊ falar sobre política em 2022?

Falar sobre política em um canal de divulgação científica significa mais do que relações partidárias ou inclinações ideológicas sobre como uma nação deveria ser governada (e por quem).

A política diz respeito aos modos como pensamos as problemáticas cotidianas, possíveis soluções, estratégias de funcionamento de instituições públicas e privadas, que atuam e regulamentam nossos direitos e deveres quanto população brasileira.

Neste especial iremos apresentar as propostas políticas dos candidatos, discussões e compreensões do que é e como se faz política e sua importância na decisão da vida em sociedade.

Assim como fizemos na edição de 2018, reuniremos neste site todos os textos que tratam de assuntos relacionados à política.

Começamos essa edição resgatando algumas produções realizadas durante a pandemia, como os textos:

O Brasil tem a maior carga tributária do mundo?” e “No Brasil, é mais fácil vacinar crianças ou envenená-las?”

Também mantivemos aberto as produções de 2018 para que o leitor seja incentivado a fazer uma análise dos dois períodos de eleições (2018 e 2022), como o texto do Natureza Crítica que comenta as propostas dos candidatos à Presidência do Brasil para o Meio Ambiente em 2018, por exemplo.

Apresentamos neste especial a Ciência, como ato humano de produção de conhecimento para a sociedade. A ciência como um ato político.

E como tal, nós cientistas e divulgadores de ciência não poderíamos, jamais, nos eximir de debater a política brasileira.

Conheça e acompanhe o Especial Ciência e Política do Blogs de Ciência da Unicamp