Quem somos

Conheça a equipe do Divulga Ciência, um produto da pesquisa  Os periódicos científicos brasileiros: estratégias para expandir e melhorar a comunicação com a sociedade, do programa Mídia Ciência, em parceria entre Fapesp e Labjor/Unicamp.

Germana Barata, é formada em Biologia, com mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, e atua como pesquisadora em divulgação científica do Labjor/Unicamp. Desde os idos tempos de estudante de jornalismo científico apostava nas revistas científicas brasileiras, mas lamentava não vê-las como fonte de informação no jornalismo. Hoje coordena projeto de pesquisa financiado pela Fapesp com 6 pesquisadores e 3 bolsistas que tenta investir na comunicação de periódicos científicos brasileiros, mudando uma cultura de comunicação para pares das revistas especializadas.

Carolina Medeiros, é jornalista formada pela Pontífica Universidade Católica, de Campinas, com especialização em Divulgação Científica no Laboratório de Estudo Avançados em Jornalismo (Labjor) na Unicamp. Atualmente, faz mestrado na área — um estudo de caso entre diferenças entre periódicos nacionais e internacionais da área da saúde — além de atuar como bolsista no projeto que deu origem ao Divulga Ciência, e escrever periodicamente para a Seção de Notícias da Revista Eletrônica ComCiência.

Francisco Zaiden, é graduado em Jornalismo pela Universidade Sagrado Coração, de Bauru. Possui especialização em Jornalismo Científico, pelo Laboratório de Estudo Avançados em Jornalismo (Labjor) na Unicamp. Atuou como repórter na revista eletrônica ComCiência, além de outros veículos, como Folha de S.Paulo. É mestrando em Divulgação Científica e Cultural, também pelo Labjor/Unicamp, e atuou no Divulga Ciência como bolsista técnico. Além do jornalismo científico, trabalha também com Teatro e cultura — área de estudo de seu mestrado.

Kátia Kishi, é formada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru, especializada em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp. Atualmente é mestranda em Divulgação Científica e Cultural, também pelo Labjor/Unicamp, com pesquisa voltada para as estratégias de comunicação e impacto dos periódicos científicos brasileiros da área de ciências humanas e sociais aplicadas, além de bolsista deste projeto (financiado pela Fapesp). Também é repórter da revista eletrônica ComCiência do Labjor/Unicamp e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do programa Oxigênio da RTV Unicamp.