51 – A motocicleta de Breath of the Wild

E aí pessoal?

Hoje na nossa seção “Energia Geek”, iremos discutir um dos maiores jogos da Nintendo. Tal jogo é o “The Legend of Zelda: Breath of the Wild”, o primeiro jogo da franquia The Legend of Zelda no console Nintendo Switch. Esse jogo além de ser um dos mais premiados e bem cotados[1], é um dos jogos mais vendidos nos Estados Unidos e em outros países[2].

Devido ao seu sucesso, o jogo acabou ganhando DLCs[3], que melhoram a experiência do jogador no mundo Zelda. Na segunda DLCs[4], você ganha o acesso a Master Cycle Zero, uma motocicleta que você pode percorrer por toda a região de Hyrule.

O tema é sobre essa motocicleta, e a energia da mesma em Breath of the Wild.

Energia infinita

Breath of the Wild é um dos jogos da franquia Zelda com um estilo mais tecnológico, principalmente em relação aos inimigos (alguns são robôs) e as armas e acessórios que o protagonista usa. Durante o jogo, você utiliza um tablet denominado “Sheikah Slate[5]”. Este dispositivo possuí varias funções, das quais contêm o mapa do jogo, a câmera para tirar fotos, e as “runes” que dão algumas habilidades ao Link. Após finalizar a DLC “The Champion’s Ballad”, a moto é adicionada como uma das “runes”.

E uma das perguntas é? Como funcionaria esse “Sheikah Slate”? A base de qual energia? E porque esse dilema?

Energia do Master Cycle Zero

Após a obtenção do Master Cycle Zero, você pode utiliza-lo para percorrer Hyrule. Porém, diferente do “Sheikah Slate”, ele precisa ser recarregado. Ou seja, ele precisa de consumir combustível. Dentre os combustíveis, são partes de monstros que você obtêm após derrota-los, frutas, elixirs, gemas, dentre outros[6]. Alguns possuem valores diferentes no abastecimento da moto, cujo link se encontra no final desse texto.

Tais valores são interessantes pois da para fazer um paralelo com os combustíveis fósseis com os mais limpos. Em especial, o biodiesel com o diesel. Pois o diesel tem uma maior eficiência que o biodiesel utilizado puro nos veículos, embora este também seja mais poluente. Uma das provas é o diesel possuir um maior Poder Calorifico (maior energia de combustível) do que o diesel, cuja tabela se encontra abaixo[7].

E aproveitarei para relembrar que existe um texto sobre dimensionamento de termelétricas, a qual também explica os ciclos de funcionamentos destas, dentre estes o Diesel, ao qual também é aplicável em motos comuns.

Diferença de energias

Diferente do Master Cycle Zero, o Sheikah Slate não se sabe qual energia é utilizada, aparentando ser infinita. O que pode também explicar o uso infinito da mesma pode ser que a energia estaria ligada a vida do Link. De qualquer forma, o Master Cycle Zero neste jogo é mais energeticamente explicável do que o Sheikah Slate.

E faria ate sentido no contexto do jogo, pois como você o utiliza também como arma, ter ocasiões as quais teria que recarregar o Sheikah Slate durante o gameplay poderia frustrar um pouco o jogador.

E o que achou deste texto? Links do texto logo abaixo.

Referências

[1] The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Wikipedia, disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/The_Legend_of_Zelda:_Breath_of_the_Wild>, acesso em: 18 jan. 2021.

[2] GALVÃO, Bruno, Zelda: Breath of the Wild é o jogo mais vendido na série nos EUA, Eurogamer, disponível em: <https://www.eurogamer.pt/articles/2019-08-17-zelda-breath-of-the-wild-e-o-jogo-mais-vendido-na-serie-nos-eua>, acesso em: 18 jan. 2021.

[3] SCHULZE, Thomas, DLC torna The Legend of Zelda Breath of the Wild ainda melhor, Techtudo, disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/07/dlc-torna-the-legend-of-zelda-breath-of-the-wild-ainda-melhor.ghtml>, acesso em: 18 jan. 2021.

[4] VINHA, Felipe, Novo DLC de Zelda: Breath of The Wild já está disponível para download, Techtudo, disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/12/novo-dlc-de-zelda-breath-of-the-wild-ja-esta-disponivel-para-download.ghtml>, acesso em: 18 jan. 2021.

[5] Sheikah Slate, Zelda Wiki, disponível em: <https://zelda.gamepedia.com/Sheikah_Slate>, acesso em: 18 jan. 2021.

[6] Master Cycle Zero, Zelda Dungeon, disponível em: <https://www.zeldadungeon.net/wiki/Master_Cycle_Zero>, acesso em: 18 jan. 2021.

[7] SILVA, Marcelo J. da et al, Motor gerador ciclo diesel sob cinco proporções de biodiesel com óleo diesel, Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 16, n. 3, p. 320–326, 2012.

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *