66 – Jade Picon e as calcinhas de plástico

E aí, pessoal?

Acredito que alguns dos leitores acompanham o BBB 22, certo?

Se sim, devem também acompanhar também a participante Jade Picon. Jade é do grupo camarote, pois é influenciadora digital e tem uma família muito rica.

Outro fato é que em uma das falas, ela acaba de dar um péssimo exemplo ao meio ambiente. Saiba neste texto.

Calcinhas descartáveis

Em uma das falas, a influenciadora revelou que carregou consigo APENAS calcinhas descartáveis. E aparentemente, não se sabe o motivo desta escolha[1].

Tais peças são feitas de algodão ou tecido sintético e são utilizadas normalmente para prevenir contaminações em cirurgias, ou até mesmo em período menstrual. Após o seu uso, a calcinha é jogada fora. Inclusive, tais materiais são derivados do petróleo, ao qual é utilizado comumente como fonte de energia.

Obviamente, a peça de plástico viralizou nas compras, assim como várias outras roupas utilizadas pela influencer pelo programa. Porém, por ser algo descartável e de único uso, é visível o motivo da preocupação destas calcinhas serem mencionadas por uma pessoa que possui vários seguidores nas suas redes sociais[2].

Uso do plástico

O plástico tem vários efeitos negativos na natureza, principalmente pela questão do seu descarte. Dentre os efeitos, temos:

– Extinção de animais que consomem plástico na natureza, ou comendo outros animais que também ingeriram plástico. Por exemplo, peixes morrem comendo o plástico inalado no mar

– A queima do plástico pode emitir gases poluentes para a atmosfera

– Enredamento causado por materiais de pesca

Porém, mesmo com estes impactos, ele ainda é utilizado. Tanto que há varias iniciativas de reciclagem do plástico em várias empresas. Mas mesmo assim, não é seguro afirmar que tais praticas de reaproveitamento são seguras ou confiáveis. Em um estudo realizado nas Fast Food de Dourados/MS, foi constatado como é utilizado o plástico em cada uma delas[3]. E pelo que é constato, não há uma preocupação muito grande pela reciclagem deste plástico, levando a crer que a preocupação socioambiental é apenas uma estratégia de marketing para falar que são cientes do que está acontecendo com o seu lixo e com a natureza.

Conclusão

Considerando os efeitos do plástico na natureza, Jade Picon indiretamente (não acho que foi por maldade) acabou dando um mal exemplo para o meio ambiente sobre sua fala das calcinhas de plástico. E espero que quem tenha comprado as calcinhas por influência dela, saiba o porque de usar elas NO MOMENTO CERTO. Nas reportagens das referências há especialistas que mostram como e quando devem ser usadas, idem o trabalho sobre plástico ao qual é mencionado neste texto.

E gostaria de lembrar aos leitores para seguir o Conexão Na7ural nas demais redes sociais, em especial o Instagram, ao qual há conteúdo exclusivo por lá.

Até a próxima, pessoal!!

Referências

[1] PEIXOTO, Roberto, Calcinhas descartáveis de Jade Picon no BBB: entenda o que são e os prós e contras do modelo, G1 – Globo, disponível em: <https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/02/05/calcinhas-descartaveis-de-jade-picon-no-bbb-entenda-o-que-sao-e-os-pros-e-contras-do-modelo.ghtml>, acesso em: 11 fev. 2022.

[2] FORTE, Gabriela, Calcinha descartável de Jade no “BBB”: “Gera lixo e deveria ser banida”, Universa, disponível em: <https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2022/02/04/escolha-de-jade-picon-por-calcinhas-descartaveis.htm>, acesso em: 11 fev. 2022.

[3] GUIMARÃES, Verônica Maria Bezerra; SILVA, Kimberly Nara Aderno da, Impactos socioambientais do plástico descartável: estudo de caso nas redes de fast food em Dourados/MS, Realização, v. 7, n. 13, p. 97–120, 2020.

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *