52 – BBB e o consumo

E aí, pessoal?

Você acompanha o BBB? Um dos Realitys Show mais visto no Brasil, cuja edição atual (considerando a data de publicação do texto) se encontra na 21º edição. E em 2022 terá a sua 22° edição.

Este texto é uma reflexão sobre o que a casa do BBB possui, o consumo dos participantes, e o que se pode extrair em relação ao nosso consumo energético.

File:Big brother is watching (7451899066).jpg - Wikimedia Commons

BBB: Uma casa de luxo

Caso vocês já tenham percebido, a casa possui vários equipamentos eletrônicos[1], como as câmeras utilizadas para vigiar os participantes. Além da mesma possuir estrutura para festas, as quais requer energia para aos cantores e bandas que tocam por lá. Em outras palavras, é uma casa cujo consumo de energia é mais elevado do que uma casa qualquer, até mesmo em comparação com uma comum cujo número de pessoas é o mesmo.

Isso reflete por exemplo no consumo de água[2], que chegaram até a limitar este devido ao alto consumo[3]. Porém, devido a COVID-19, tiveram que aumentar este limite[4].

Inside the new Big Brother house with prison-style bedrooms, huge pool and  rat artwork in the bathroom

Consumo de energia

Bem, agora que você está um pouco familiarizado, quero fazer um panorama com o consumo de outras casas. Analisando a casa, nota-se que os participantes do BBB fazem alto consumo de energia e de água, dada as condições que eles estão em um Reality. E considera-se que eles não estão pagando nada pelo luxo e conforto dentro da mesma.

Algumas casas consomem menos energia, e algumas até mais, dependendo de suas condições, certo? Isto é devido ao seu poder aquisitivo, eles tem mais acessibilidade para obter vários aparelhos que consomem energia[5], já que eles tem condições de arcar com a conta de luz no final do mês. E consequentemente, o impacto ambiental (maior produção de lixo) e energético (maior demanda de energia, e maior exigência da matriz energética) que estes causam é maior do que os que consomem menos, mesmo que estes usem energia para outros fins, como o uso para cozinhar alimentos. Tal ponto é abordado no artigo intitulado “AS INTER-RELAÇÕES DA ENERGIA, COM OS PADRÕES DE CONSUMO E DE SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS AMBIENTAIS“, ao qual esta nas referências[6].

Ideia principal

O BBB reflete esse consumo de energia da parte rica, embora os participantes possam ter condições financeiras diferentes.

Desta forma, acredita-se que as pessoas dentro da casa fazem um consumo até mais alto do que em suas vidas normais. Pois o BBB também é um experimento social, que mexe com os participantes por estarem vivendo um jogo ao vivo, cujos moradores são todos oponentes entre si.

Slow Motion Trash GIF by REI