75 – O dilema do gás natural

E aí, pessoal.

Que tal uma conversa sobre o gás natural?

Sobre o gás natural

O gás natural é uma fonte não renovável que pode ser utilizada em usinas termelétricas para geração de energia, além do uso para energia térmica para aquecer o chuveiro ou o fogão da residência. Porém, a queima deste geram gases que agravam o efeito estufa. Além disso, para muitos, o gás natural é considerado menos poluente do que outros derivados de petróleo, o tornando viável. Outra defesa é dele ser uma fonte não sazonal, a qual pode gerar a mesma quantidade de energia, independente do tempo.

Usina a gás natural construída em Pilar

Recentemente, uma matéria do jornal TribunaHoje.com saiu com participação minha, a respeito de duas termelétricas implementadas a gás natural no município de Pilar em Alagoas. Para colaborar com esta reportagem, eu analisei o relatório ambiental destas termelétricas, as quais você pode conferir nos links deste texto.

Apesar dos relatórios aprovarem a implementação, as termelétricas ainda preocupam. Justamente pela questão das mudanças climáticas. A própria reportagem que fiz participação ilustra isso.

E temos também um texto sobre termelétricas neste blog, o qual você pode conferir neste link.

Gás natural e mudanças climáticas

Como é de conhecimento geral, as mudanças climáticas estão se agravando e um dos motivos é o uso de combustíveis fósseis. Tais mudanças estão gerando consequências graves para o planeta, o que justifica o motivo de varias pessoas implorarem para que não seja mais utilizado combustíveis fósseis.

Desta forma, uma das preocupações a respeito do gás natural é o que ele pode fazer além das emissões de gases estufa. Por exemplo, o professor Alexandre Costa escreveu um texto em seu blog a respeito do gás natural e suas emissões (em especial as emissões fugitivas), o qual você pode conferir neste link

Um outro aspecto é o potencial para chuvas ácidas. Não foram encontrados muitos estudos sobre gás natural e chuva ácida no Brasil, porém foram encontrados três estudos, os quais estão nestes links abaixo:

Desta forma, acredito que já não estamos mais podendo discutir qual combustível fóssil é mais aceitável. Considerando o cenário de emissões de efeito estufa que devem ser reduzidas, uma das medidas seria mesmo eliminando os combustíveis fósseis. Claro que isso passa por questões econômicas no sentido de acumulação de lucro via vendas destes, mas uma ação precisa ser feita.

E o texto acabou. Fique livre para dar sua opinião.

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *