Juntas e barulhentas: conheça a Rede Latinoamericana de Antropologia Feminista das Ciências e Tecnologias (RAFeCT)

Faz mais de dez anos que construo relações de interlocução com jovens cientistas brasileiros que atuam no campo da Biologia Sintética. Este grupo é interdisciplinar e profundamente heterogêneo, abarcando pessoas de um amplo espectro político, desde hackers anarquistas anticapitalistas até cientistas empreendedores, passando por pessoas que verdadeiramente cultuam a Ciência. Leia mais…

Pesquisadora do GEICT realiza estágio no exterior para investigar o uso de IA na justiça

Sara Munhoz, pesquisadora de pós-doutorado do GEICT, iniciou no último mês de agosto de 2025 um estágio de pesquisa no exterior na Inglaterra para aprofundar seus estudos sobre a integração entre direito e ferramentas digitais, em especial tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA), no sistema de justiça brasileiro. Sob supervisão Leia mais…

Down the Rabbit Hole of AI: Data Centers and the Material Impacts of the ‘Cloud’ – An interview with Tamara Kneese

The common approach of framing AI’s environmental cost as a matter of individual consumerism is a political and material misdirection. Calculating the water wasted per ChatGPT query, for instance, shifts responsibility from corporations to users, obscuring the true scale of the problem. The reality is that individual use, however large Leia mais…

Descendo a toca do coelho da IA: Data Centers e os Impactos Materiais da “Nuvem” – Uma entrevista com Tamara Kneese

É muito comum que a cobertura midiática sobre os impactos socioambientais da IA seja reduzida a uma questão de consumo individual, mas isso é um erro político e factual. Calcular quanta água gasta cada pergunta feita ao ChatGPT, por exemplo, tira a responsabilidade das empresas e a transfere aos usuários, Leia mais…