>
O pastor Camping: profecias maias são contos de fadas, mas a numerologia bíblica nunca falha. OH, WAIT… |
Aliás, não é a primeira vez que o pastor Camping anuncia a data agendada para o fim dos tempos segundo a bíblia. O apocalipse anterior estava marcado para 6 de setembro de 1994. Naquele dia, um domingo, Cristo tomaria um elevador e desceria até o andar térreo. Mais exatamente, num lugar chamado Veterans Memorial Building, em Alameda, Califórnia. O fato de que ele Ele voltaria a aparecer num monumento secular (o Veterans Memorial é dedicado aos veteranos de guerra dos Estados Unidos), não impediu que Camping e algumas dezenas de seguidores vestissem suas melhores roupas domingueiras e fossem recepcionar Cristo com suas bíblias abertas para o céu. Infelizmente, Cristo não veio pelo elevador, nem usou as escadas. Mais uma vez, ele deixou seus fiéis a ver brancas nuvens (se é que houve nuvens naquele dia).
Os números escolhidos
Para o pastor Camping (bem como para os místicos cristãos), a Bíblia, além de ter sido ditada por deus — o que, com o perdão do trocadilho, faz de deus o ditador da bíblia — traz em cada letra e cada número um significado espiritual. Alguns exemplos da numerologia segundo Camping: 5 é o número da penitência, 10 é plenitude e 17 é o número do céu.
O pastor-engenheiro explica seus cálculos: “Cristo foi crucificado em 1º. de abril de 33 d.C. Agora, em 1º. de abril de 2011 passaram-se 1978 anos.” Note-se que ele afirma conhecer com exatidão a data da execução de Jesus e, ao mesmo tempo, escolhe 2011 do nada. Continuemos com a explicação, Camping disse ao San Francisco Chronicle que multiplicou 1978 por 365,2422 dias, que é a duração do ano solar. Fazendo essa continha, verificamos que o resultado é apenas o número de dias que há em 1978 anos: 722.449,0716 — um valor sem qualquer importância.
Depois, Camping afirmou que teve uma ideia e viu que era boa: há 51 dias entre o dia da mentira, digo, 1º. de abril e 21 de maio. Adicionando esses 51 dias àquele valor, temos 722.500, o que é apenas um valor confortavelmente redondo. Mas é o número da revelação, segundo o pastor Camping. Esse valor total, 722.500 também pode ser expresso como (5x10x17)², ou, segundo a numerologia de Camping: Penitência vezes Plenitude vezes Céu ao quadrado.
Como se vê, não há nenhuma explicação sobre o intervalo de 1978 anos desde a crucificação. A numerologia de Camping não tem qualquer evidência bíblica, muito menos matemática. Aliás, no que é de se estranhar num pastor cristão fanático, Camping não fez nenhuma citação literal das escrituras. Mas ele insiste em dizer que sua profecia é superior à dos maias por que teria embasamento bíblico…
É evidente que todos esses números foram escolhidos pelo próprio pastor-engenheiro para que formassem um cálculo matematicamente perfeito. Ou quase. O pastor-engenheiro, que deveria prezar pela exatidão, desprezou aquela fração de 0,716 no meio dos cálculos só para conseguir o valor redondo que se encaixa na numerologia que ele inventou.