>Harry Stephen Keeler

>

Harry Stephen Keeler (1890-1967) foi um contista americano que ganhou notoriedade por suas obras de mistério que geralmente eram consideradas mal-estruturadas e confusas. Por exemplo, em The Ace Spades Murder [O assassinato do ás de espada], ele só apresenta o personagem culpado na antepenúltima página. Em X. Jones of Scotland Yard, ele explica na última página que Napoleão Bonaparte é o acusado.
E seus dons vão além das tramas. Seus personagens tem nomes como Criorcan Mulqueeny, Screamo, the Clown; Scientifico Greenlimb e Foxhart Cubycheck. Ele também criou títulos como Finger, Finger! [Dedo, dedo!], The Yellow Zuri [O Zuri Amarelo], I Killed Lincoln at 10:13! [Eu matei Lincoln às 10h13!] e The Face of The Man from Saturn [A Face do Homem de Sarurno, à dir.]. Mesmo em termos de prosa pura e simples ele parece inteiramente perdido. Eis a tradução de um excerto de The Case of 16 Beans [O caso dos 16 feijões]:
A porta agora se abriu revelando, como deveria, uma estranha figura — um meio-homem, nada menos, sentado numa carroça com rodinhas! — enquadrada contra um pedaço do outro lado do corredor. Mas não era um meio-homem ordinário este, pois ele era um chinês. Aliás, um tanto perneta, até a presença do toco de perna superior. Mas era amplamente dotado de locomoção, do tipo deslizante, de alguma forma, na forma de incomumente generosas rodas emborrachadas sob a plataforma da carroça.
Hoje há até mesmo uma sociedade de apreciadores de sua obra, o que é uma sorte pois a maioria das obras de Keeler estão esgotadas. Em 1942 o New York Times escreveu sobre ele: “Somos levados à inescapável conclusão de que Mr. Keeler escreve suas novelas peculiares meramente para satisfazer sua própria urgência indisciplinada e alegria criativa.”
PS: estou traduzindo um interessante conto de Keeler, chamado John Jones’ Dollar. Assim que eu terminar, vou publicá-lo, só que em PDF para download (o original tem umas dez páginas e a tradução é sempre um pouco mais longa).

UPDATE (04/07): acabei de publicar o Dólar de John Jones aqui.

chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website