>Lição de Casa

>

Shizuo_KakutaniUm dia, enquanto dava uma aula para uma classe na Universidade Yale, Shizuo  Kakutani (1911-2004) escreveu uma equação no quadro-negro e afirmou que a prova era óbvia. Timidamente, um estudante levantou a mão e disse que aquilo não era óbvio para ele. Kakutani olhou para a equação por um momento e percebeu que ele também não poderia prová-la sozinho. Ele pediu desculpas e prometeu trazer a resposta para a classe na próxima aula.
Após a aula ele foi direto para seu escritório e passou mais algum tempo trabalhando em busca da prova. Depois de não conseguir nenhum resultado, ele passou o horário de almoço na biblioteca, e achou o artigo onde a equação aparecia originalmente. A equação estava inteirinha lá, mas a prova era deixada como “um exercício para o leitor.”
O matemático que escreveu o artigo era o próprio Shizuo Kakutani.
chevron_left
chevron_right