>Neves Coloridas

>

Se você acha que o clima do mundo só começou a ficar louco agora, é por que nunca viu neve colorida:
Nevascas coloridas tem sido registradas desde o século sexto. Humboldt fala de uma precipitação de granizo ocorrida em Palermo. Na Toscana, em 14 de março de 1813, caiu granizo de cor laranja. Em 1808, cinco pés [cerca de 150cm] de neve vermelha caíram em Carniola, Alemanha. A tempestade de neve colorida foi seguida de uma de cor regular e o efeito produzido pelas camadas separadas de vermelho e branco, que eram bem distintas, foi bastante peculiar. Uma porção da neve escarlate derreteu em um vaso e a água evaporou e em seguida foi encontrado um sedimento terroso no fundo do vaso. Neve de um tom vermelho-tijolo caiu na Itália em 1816 e no Tirol em 1847.
— Henry Williams, Book of Curious Facts of General Interest Relating to Almost Everything Under the Sun [Livro de Fatos Curiosos de Interesse Geral sobre Quase Tudo que há sob o Sol], 1903.
A explicação é simples: é apenas neve “suja”, misturada com sedimentos, poeira e terra levantada pelo vento. Pode até ser que haja neve cinzenta, poluída com as cinzas de uma erupção vulcânica.
chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website