>White Sabbath

>

polonorteNo início do século passado os polos da Terra eram os únicos lugares onde os homens ainda não haviam chegado. Por pouco tempo, é claro. Em 1909, o explorador americano Robert Peary chegou teria chegado ao Polo Norte.
Mas antes disso já havia uma polêmica na comunidade judaica. De acordo com a tradição judaica, um dia é definido como o intervalo de 24 horas entre um pôr-do-sol e o próximo pôr-do-sol. Entre o crepúsculo de sexta e o de sábado, é o sétimo dia, o chamado Sabbath (ou shabat ou sabá ou sábado mesmo). Nesse dia é proibido fazer qualquer trabalho. Por isso, os filhos de Abraão, Isaque e Jacó passaram a se perguntar: Seria possível descansar no Sabbath em plena terra do sol da meia-noite, o Polo Norte?

Oficialmente, a questão foi levantada pelo escritor e enciclopedista Judah David Eisenstein (1854-1956), que escreveu para a New Era  [Nova Era] em 1905:
Qual deveria ser o sétimo dia, ou Sabbath? E quando o Yom Kippur [dia do perdão e do arrependimento, que também tem algumas atividades proibidas] deve ser observado perto do Polo Norte, onde o dia e a noite têm quase seis meses de duração?
Se contarmos por dias, argumenta Eisentein,
Quanto ao Yom Kippur, seria obviamente impossível prolongar o jejum até a oração de encerramento do Neílah [uma cerimônia do Yom Kippur]. Além disso, para o próximo Yom Kippur seria necessário esperar entre 354-384 anos de acordo com o calendário judaico, contando-se um ano por um dia.
Eisentein também citava um rabino que aconselhava os judeus a nunca se estabelecer em latitudes elevadas, apenas para evitar a questão. Ainda hoje o problema do White Sabbath não foi inteiramente resolvido. E a situação é ainda mais complicada, já que astronautas judeus podem orbitar a Terra e algum dia, poderão colonizar mundos onde a semana não teria sete dias.
PS: embora achem problemático viver no Polo Norte —  e não por causa do frio —, os israelenses já conseguiram dar um jeito para fazer até uma guerra em pleno Yom Kippur. Cadê a fé e o temor a deus nessas horas?
PS²: fiz uma pesquisa para saber se algum judeu já foi para o Polo Norte. Não encontrei nenhum resultado. Parece que a fé irracional continua limitando o mundo de alguns homens…
chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website