>
Você quer (ou precisa) mandar um colar de presente para sua esposa/namorada/ficante pelo correio. Mas você sabe que qualquer coisa enviada pelo correio pode ser roubada, a não ser que esteja em uma caixa com cadeado. A caixa que você precisa pode ter qualquer número de cadeados, mas nem você nem sua companheira têm a mesmo chave.
Como você pode mandar seu presente de forma segura através do correio?
marco a
eu compro um cadeado de codigos.
mando uma carta antes, com o codigo, e um certo tempo depois, mando a caixa com cadeado codificado..
e pra garantir, pago o seguro do correio… RsRsRs
Igor Santos
Manda a chave em outro pacote, quando o primeiro já tiver chegado lá?
Mas isso contraria uma das premissas, já que ela teria a mesma chave que eu (não ao mesmo tempo, mas não é isso que a questão afirma) e eu correria o risco de ter a chave extraviada.
Neste caso, eu posso mandar a caixa com o colar trancada com um cadeado que está passando pelo buraco da argola da chave que abrirá o cadeado da segunda caixa, que contém a chave do primeiro.
Confere?
Renato Pincelli
Não é exatamente isso, Igor.
Lembre-se de que não há limites para o número de cadeados que podem ser usados.
Outra dica: essa charada tem a ver com um algoritmo de criptografia.
Bruno
Se nem eu, nem a minha namorada temos a mesma chave, posso dizer que temos duas chaves diferentes, sendo que cada uma abrirá seu respectivo cadeado?
Nesse caso a minha caixa pode funcionar conforme operadores lógicos. A caixa terá dois acessos ao colar. Porta 1 e porta 2.
Porta 1, trancada com o cadeado 1 e com a chave em minha posse.
A porta 2, trancada com o cadeado 2 e a chave com a minha namorada…
Nesse caso, a caixa poderá ser aberta com a chave 1 OU a chave 2…
Por aí?
Marcos Vinícius
Usa-se 2 cadeados e cada um tem uma chave. Existe um buraco na tampa e outro na caixa, prenda um cadeado somente no buraco da caixa e feche-o, depois prenda o outro no buraco da tampa e no cadeado de baixo, assim qualquer um dos cadeados que abrir abrirá a caixa.
CARLOS RICARDO BIFI
Mando a caixa com meu cadeado e fico com a chave. A pessoa que recebe coloca outro cadeado e me manda de volta com dois cadeados, sendo que esta pessoa fique também com a chave do cadeado dela. Eu recebendo a caixa, com dois cadeados, abro o meu e novamente remeto a caixa para a pessoa, porém com o cadeado dela fechado. Ela, ao receber, terá a chave do cadeado dela e Tcharammmm … presente recebido!
Prof Dr Carlos Bifi – Matemático