>“A mais beijada de todos os tempos”

>

No fim da década de 1880, o corpo de uma garota de 16 anos foi encontrado no Rio Sena, em Paris. Sem sinais de violência, o cadáver seria de uma jovem suicida. Mas ela era tão bela e tinha um sorriso tão enigmático que depois da autópsia, um legista fez uma máscara mortuária do rosto dela.
Na romântica atmosfera da Europa da belle époque, a face da anônima moça suicida — que passou a ser chamada de L’Inconnue de la Seine, a Desconhecida do Sena — se tornou um ideal de beleza feminina. Em Die Aufzeichnungen des Malte Laurids Brigge [Os Cadernos de Malte Laurids Brigge], o protagonista do único romance de Rainier Maria Rilke (1875-1926) escreve: “O mouleur [modelador], em cuja loja passo todo dia, tem um busto de gesso em cada lado de sua porta. [Um é] a face da jovem mulher afogada, da qual tiraram um molde no necrotério, pois era bela e sorria, sorria tão misteriosamente…”
Ironicamente, as feições da garota desconhecida foram usadas em 1958 para modelar a boneca usada no treinamento de primeiros-socorros, conhecida como Rescue Anne. Embora a identidade da moça e os motivos que a levaram ao suicídio ainda sejam um mistério, diz-se que ela se tornou “a mais beijada de todos os tempos” pois milhares de estudantes já treinaram a respiração boca-a-boca em seus lábios.
chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • Anonymous

    >Caraca, q interessante! Jamais imaginei

  • Anonymous

    >Muito interessante!

  • Violet Hadfild and Liz Bytchkov

    >queria muito saber como ela morreu , a sua historia ...

  • Anonymous

    >ah vai c fudÊ ¬¬

  • Rodrigo

    >caraca, teu blog é bom, mas, q layout é esse? incomoda pra kct, ainda mais por ser branco, MUITO branco, ficadica...8-)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website