>Quem sabe faz a hora

>

Houve uma época, no começo dos anos 1970, em que um relógio digital não saía por menos de incríveis US$ 2.000,00. Hoje em dia, com celulares e smartphones por todo lado, esses mesmos relógios já são considerados anacronismos. Menos, é claro, pelos geeks. E o que poderia ser mais geek do que fazer seu próprio relógio digital?
A Spikenzie Labs lançou recentemente nos States o relógio-kit Solder : Time LED, que custa meros US$ 29,95 (sem frete). O kit do-it-yourself vem com uma placa de circuito fácil de montar e um case feito de quatro placas de acrílico (cortadas with laser!!!11!). Tudo o que você vai precisar além das 30 pratas gringas é ter habilidades de sobra solda para montar o kit. Se você for preguiçoso ou não sabe soldar um par de circuitos integrados e montar um relógio em 20 minutos, pode pedir uma versão já montada por 10 dólares a mais (frete não incluso).
Comofas??/
Todos os resistores e capacitores têm valores idênticos. Então, a não ser que você seja muito azarado, não tem como errar. Basta ter um pouco de atenção e montar os circuitos corretamente — eles são montados com as marcações de cabeça-para-baixo. A única complicação é ligar o suporte da bateria à placa. Como é uma peça plana, isso significa que você vai ter de achar uma boa solução para mantê-la no lugar durante a soldagem.
Assim que a placa estiver montada, falta apenas fazer um sanduíche com as placas acrílicas para ter o relógio propriamente dito. Não há nada muito difícil aqui. Assegure-se apenas de que cada camada esteja perfeitamente alinhada e que o botão de controle (fig. à direita) esteja no lugar. Se estiver OK, fixe tudo com os parafusinhos. Por fim, basta acrescentar a pulseira de velcro de tamanho universal.
Para ver as horas, basta apertar o botão à direita. O visor se apaga após poucos segundos para conservar a bateria. A fabricante estima que ela poderá durar até cinco anos com uso moderado. Há um jumper no verso da placa para deixar o Solder : Timer em um modo “sempre on” para uso como relógio fixo, mas para isso você vai precisar de uma fonte externa de energia.
A programação do relógio também é incrivelmente simples. Aperte o botão duas vezes e mantenha pressionado para avançar as horas. O único defeito é que ele só funciona em modo 12 horas. É uma pena, porque bastaria um simples jumper a mais no kit para dar a opção de 24 horas. Mais informações (inclusive com uma blueprint e o código-fonte do relógio) na página oficial do Solder : Time
chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website