O pesquisador-artista

David S. Goodsell é um professor-associado de Biologia Molecular no Scripps Research Institute em La Jolla, Califórnia. David S. Goodsell é um artista que cria belas pinturas inspirado pelos mecanismos intracelulares. Os Goodsell não são homônimos. O pesquisador e o artista são a mesma e única pessoa. Goodsell cria suas obras a partir de seus experimentos científicos. Ele faz isso como forma de divulgar a biologia celular e molecular, facilitando — e embelezando — suas imagens.

O cientista-artista usa “uma combinação de desenho à mão e ilustrações de computação gráfica para revelar o mundo invisível das moléculas no interior das células.” As imagens científicas são obtidas através de cristalografia com raios-x. Já as obras de arte são pinturas ou aquarelas baseadas nos modelos criados por computador a partir das imagens cristalográficas. Veja algumas dessas obras que unem arte e ciência:

molecular art

Neurônios? Errado! É uma porção da membrana basal, estrutura que forma o suporte entre os tecidos do corpo. É composta de uma rede de colágeno (em amarelo-esverdeado), laminina (moléculas em forma de cruz azul-esverdeadas) e proteoglicanos (em verde escuro).

mol art

Parece um motivo art-déco, mas é parte do sarcômero, no músculo. Filamentos de actina em azul e de miosina em alaranjado. As longas proteínas em amarelo são as enormes titinas.

cellular art

Parte de uma célula vermelha do sangue. A membrana celular pode ser vista no topo, cercando um monte de hemoglobinas (pontos vermelhos).

Mais imagens podem ser encontradas no página de Goodsell.

[fuckyeahmolecularbiology via scinerds]