Em uma palavra [129]

mixurucalha (mi.xu.ru.ca.lha)
neolog. s.f.
coisa mais desprezível que algo mixuruca; adj. de qualidade inferior à de mixuruca; chinfrim, mequetrefe, roscofe. [claramente derivado de mixuruca, o neologismo foi cunhado pelo jornalista Paulo Francis; como Francis, há quem grafe michurucalha (com ch), embora mixuruca seja com x]

O termo apareceu pela primeira vez numa frase antológica de Francis. Era uma crítica sobre a situação da imprensa, que permanece bastante pertinente:

Confesso que mais e mais acho a imprensa um desperdício de tempo e energia da parte das raras pessoas decentes de nossa profissão. A imoralidade dominante é avassaladora […] Há raros intelectuais [na imprensa]. O que há são escribas de aluguel, personalidade de show business e outras michurucalhas [sic]. E o cômico é como fingem para si próprios.

Exceto por esta modesta seção lexicológica, mixurucalha ainda não foi dicionarizada. Malditos lexicógrafos mixurucalhos!

chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • Jorge Oliveira

    A "conversão" do Francis, da luta por uma melhor sociedade, para o comodismo profissional via histriônicos textos moralizantes, isso sim é mixurucalha !

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website