iconódulo (i.co.nó.du.lo)
adj. Teolog. que ou aquele que pratica iconodulia, ou seja, a adoração de imagens ou ícones. “A Igreja Católica é uma religião iconódula”; “A iconodulia dos Cristãos Ortodoxos é diferente da Católica”; seu antagonista é o  iconoclasta, aquele que destrói imagens.

A iconodulia não é fenômeno exclusivo da religião. Podemos falar também que, desde o aparecimento do cinema e da televisão, a humanidade tem se tornado cada vez mais iconódula. Para muitas pessoas – verdadeiros fanáticos – qualquer crítica ao seu ator/modelo/cantor/banda/filme/série ou simplesmente seu ídolo preferido só pode vir de um iconoclasta detestável.


0 comentário

Frederico Batista Emídio · 27 de novembro de 2012 às 12:52

É importante mencionar que apesar da Igreja Católica utilizar ícones em seu culto, ela não adora os mesmo.

    Renato Pincelli · 28 de novembro de 2012 às 11:20

    Então ela os utiliza para quê, para decoração? Os devotos de santos não extistem? Não adianta negar, meu caro. A Igreja adora santos! Tantos que continua canonizando, como se cada vez mais fossem necessários.

    rafinha.bianchin · 29 de novembro de 2012 às 6:58

    Maria, segundo a Igreja Católica Apostólica Romana, é uma santa. Foram feitas imagens representando-as e reza-se uma oração em sua homenagem, conhecida por “Ave Maria”. Se isso não é adorar, o que o é? Se a Igreja Católica não adora Maria, não poderia adorar Jesus! Ambos tem imagens, orações, etc., o que mais é preciso para adorá-la?
    Tu és católico, Frederico?

rafinha.bianchin · 28 de novembro de 2012 às 7:08

Olha que coisa boa, aprendi o que é iconoclasta (além de inocódulo, claro)!
E destruir imagens é caso de destruir estátuas ou mudar hábitos? As atitudes dos Talibãs (no Paquistão?) podem ser consideradas como um atentado contra a cultura antes de ser considerado iconoclasta?

Igor Santos · 28 de novembro de 2012 às 20:44

Catolicismo é a mais politeísta das religiões.

    rafinha.bianchin · 29 de novembro de 2012 às 17:21

    Eu sempre pensei nisso também…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *