[Enigma] Café da manhã dos anões

Sete anões estão sentados em volta de uma mesa redonda.

É apenas um café-da-manhã banal: cada anão tem a sua xícara e cada xícara contém um pouco de leite. Eles compartilham o que têm, de modo que cada anão derrama o leite que encontra em sua xícara nas outras seis xícaras, dividindo igualmente todo o leite. Só que isso não deu muito certo: depois que o sétimo anão faz isso, todos descobrem que cada xícara acabou ficando com a mesma quantia de leite que continha inicialmente. Sabendo que há um total de 420 mililitros de leite disponível, quanto leite cada xícara contém?

A resposta sai numa hora qualquer da sexta, dia 30.

Não, esse não é um ~enigma patrocinado~.

chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • gabriel silva guerreiro

    Cada xícara contém 60 mililitros .
    Inicialmente a quantidade de leite não importa pois se eles dividiram todo leite igualmente utilizando o ordenamento da mesa , ao final do processo o leite terá passado por um ciclo de distribuição igualitário onde as possíveis diferenças de valor entre as xícaras serão corrigidas .
    Então todos ficaram com a mesma quantidade de leite em suas xícaras , e segundo o enigma cada xícara ficou com a quantidade que tinha no início , significa que desde o começo todas as xícaras tinham valor igual .
    Logo : 420 mililitros / 7 anões : 60 mililitros .

  • rafinha.bianchin

    Nossa, resolução relâmpago! É o recorde, Renato?
    Deixa eu ver... o anão Nori (de onde saiu isso!?) despeja 1/7 de todo o seu leite em cada uma das xícaras. Ao que tudo indica (isso não ficou muito claro no texto), 1/7 do leite permanece na xícara do anão. Depois disso, o anão Ori vai compartilhar os 8/7 da sua quantia original com o resto do pessoal. No final, o anão Gloin vai ter 14/7 (alguém confirma?) da quantia original com todo mundo e pimba! Tudo volta ao normal. O gabriel guerreiro deve estar certo (só não dou certeza porque estou com sono), mas faria mais jus ao nome se postasse algo errado primeiro, e depois errado de novo, até chegar ao resultado certo.
    Mas algo me diz que não é bem assim. Na última vez que um enigma vem com 'prazo de validade' foi nos épicos desafios dos Homenzinhos Verdes Devoradores de Titânio...

  • Ricardo JJ

    O último anão tem a sua xícara pura. Isso é certo.

    Agora os outros, acho que é assim:
    O sexto anão só tem um "pouquinho" de leite que o sétimo despejou, o quinto tem "dois pouquinhos" e assim por diante até o primeiro anão, que vai ter "seis pouquinhos" em sua xícara. Um total de "21 pouquinhos", contendo então 20 ml cada "pouquinho" de leite.

    Desse modo, o primeiro anão fica com (6*20)=120ml, o segundo com 100ml, o terceiro com 80ml, o quarto com 60ml, o quinto com 40ml e o sexto com 20ml.

  • Flavim

    a sacada é descobrir uma progressão aritmética de 7 numeros q some 420

    Meus pouquinhos seriam na verdade de 15 ml...

    Pelas minhas contas a sequencia seria A1= 105, A2 = 90, A3=75, A4 = 60, A5 = 45, A6 = 30, A7 = 15.

    certo?

  • gerson

    1º anão com 105ml;
    2º anão com 90ml
    3º anão com 75ml
    4º anão com 60ml
    5º anão com 45ml
    6º anão com 30ml
    7º anão com os restantes 15ml

  • gerson

    E claro,
    os nomes são dos anôes que acompanharam Bilbo, o grande Monta Barril, em sua aventura relatada em "o HOBBIT"!

  • rafinha.bianchin

    Senhor dos Anéis?
    "Está comprovado: 98,926% das pessoas com cara de nerd são nerds".

  • Café da manhã dos anões | hypercubic

    [...] bem, na segunda-feira observamos os sete anões na mesa de café da manhã, partilhando o leite suas respectivas xícaras. A pergunta era: quanto leite cada xícara contém, [...]

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website