Lá onde o Sol não chega

Perdida nos Alpes italianos, a uns 120 km a nordeste de Turim, Viganella é uma pequena comuna italiana. Pequena mesmo: cerca de 200 habitantes vivem ali (menos do que muita gente tem de “amigos” em redes sociais). E perdida também: Viganella fica tão escondida numa encosta que não é iluminada pelo sol durante o inverno, entre novembro e fevereiro.

A falta de iluminação natural foi resolvida de forma engenhosa pelo prefeito Pierfranco Midali e pelo arquiteto Giacomo Bonzani. Desde 2006, o vilarejo é iluminado por um grande espelho de 8 metros de largura por 5 de altura, formado por 14 placas de aço. O projeto custou cerca de 100.000 euros, ou aproximadamente €540 por habitante.

O vídeo a seguir (em inglês) mostra como foi a construção do espelho.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/imLH-hEQVRo” autohide=”1″ fs=”1″ nocookie=”1″]

Com movimentos controlados por computadores, o Espelho de Viganella foi montado numa encosta próxima, a cerca de 1.100 metros de altutude. Durante 83 dias, seis horas por dia, o equipamento reflete a luz do sol para iluminar os 250 m² da principal pracinha do lugarejo. As nonnas agradecem.

chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • Uma retrospectiva como esta | hypercubic

    […] barulhenta, que terminou com uma palestra de Entomologia aplicada à literatura, não muito longe daquele lugar onde o sol não chega. Lewis Carroll nos deu uma poça sem fundo, Psy foi plotado e ruínas foram […]

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website