O primo de Belphegor

Na tradição demonológica, Belphegor (ou Belfegor, nome que significa “Senhor do Fogo”) é um demônio que seduz as pessoas oferecendo-lhes inventos engenhosos que lhes proporcionariam imensas riquezas. Originalmente, Belphegor era uma divindade moabita [1], adorado como protetor da preguiça, das descobertas e dos inventos.

Tá, mas quem é o tal do primo de Belphegor? Não é ninguém. É apenas um número (primo, evidentemente):

1000000000000066600000000000001

Há quem o considere demoníaco por suas assustadoras características: é o 666 ladeado por dois grupos de 13 zeros. E ainda é um palíndromo! E primo! Socorro! Até sua versão concisa — 1 0(13) 666 0(13) 1, onde os números entre parênteses denotam a quantidade de zeros consecutivos — é considerada maléfica pelos supersticiosos.

________________________

[1] Os moabitas eram nômades que ocupavam originalmente o território que seria a Terra Prometida dos hebreus. Entre uma guerra e outra, os hebreus aplicavam a velha tática de demonizar as divindades rivais — o que não é muito diferente de modernas demonizações dos palestinos por parte dos judeus no estado de Israel.
chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • rafinha.bianchin

    Ótimo! Valeu o dia...
    Agora, explica como se faz para averiguar a "primeza" desses números? Dividindo por todos os primos menores que sua metade?

  • Igor Santos

    Existem várias técnicas, mas a que eu uso é a de eliminação. Por exemplo: esse número já não pode ser dividido por nenhum número divisível por 5 ou por 3 ou qualquer par. Aí vou subindo e começando a dividir por primos, mas já dá para eliminar alguns de cara (os que acabam em 7, por exemplo) e etc.

    O mais fácil, no entanto, é criar um algoritmo.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website