Descoberto o mecanismo de ativação de genes: estava nas nossas costas

dna-gráfico

Embora o DNA tenha essa imagem de dupla hélice bonitinha e bem-organizada, isso não corresponde exatamente à realidade. A macromolécula que armazena as receitas para criar e manter um ser vivo está mais para um grande barato doido de ácido nucleico… coisado. Como se ligam e se desligam genes nesse emaranhado todo? A resposta sempre esteve nas costas de (quase) todo estudante universitário.

Enlacemos os genes porque não estão ligados

O genoma humano é formado por mais de 20 mil genes. O que diferencia cada tipo de célula é que apenas uma fração de todos esses genes são ativados em cada uma. Há regiões ativas em células cardíacas que são inativadas em células ósseas (e vice-versa). Uma equipe de pesquisadores do Baylor College of Medicine, Rice University, Stanford University e do Broad Institute em colaboração como Centro Médico do Texas descobriu proteínas que ligam e desligam genes formando loops nos cromossomos humanos. No ano passado a mesma equipe demonstrou que genes distantes entre si numa fita cromossômica podem ser ativados pela formação de um loop. Quando enrolado do jeito certo, os dois genes ficam pareados e são ativados. No entanto, o mecanismo que mantinha esses novelos genéticos na posição correta não havia sido encontrado.

Não dava pra entender a ativação pelos loops sem saber como os próprios loops se formam. “Durante meses,” — conta o autor principal, Erez Lieberman Aiden, geneticista e cientista da computação em Baylor e Rice — “não tínhamos a menor ideia do que os dados significavam. Então, um dia, nos demos conta de que carregamos a solução — literalmente nas costas — por décadas!”

No nível mais básico do código genético está a combinação das bases nitrogenadas — A, C, T, G. Como uma sequência de letras forma uma palavra, uma sequência destas bases forma um gene. Por sua vez, o gene é armazenado numa fita de DNA com grau variável de enrolação em torno de moléculas chamadas histonas. Fitas de DNA bastante emaranhadas ou melhor, compactadas, são conhecidos como cromossomos.

DNA
Diferentes graus de compactação do DNA.

O que os pesquisadores notaram é que quando os genes se juntam na ponta de um loop, o pareamento se dá de maneira meio esquisita. Um gene que soletrasse PALAVRA-CHAVE, por exemplo, ficaria pareado com o seu reverso: EVAHC-ARVALAP. Como é que o DNA consegue ajustar exatamente um gene com sua imagem especular?

Os cientistas tentaram desenvolver algumas teorias. Primeiro consideraram o chamado empacotamento fractal, que se provou matematicamente impossível. Em seguida, testaram um modelo de dobramento de DNA no qual a tensão faria o cromossomo se comportar como um elástico, mas este modelo também não se ajustava. Era quase isso. Faltava o ajuste.

Genes afivelados

As fitas cromossômicas são, de fato, flexíveis. Afinal, elas formam loops bem complexos. Mas o que segura esses loops? Quem teve o insight foram dois graduandos e assistentes de laboratório de Aiden, Adrian Sanborn e Suhas Rao. Sanborn e Rao perceberam que precisavam de algo que segurasse as fitas genéticas. Algo parecido com um tri-glide ou slider, aquela fivela usada para ajustar as alças das mochilas.

As fivelas das mochilas funcionam de maneira deslizante. É só puxar de um lado ou outro que elas aumentam ou diminuem as alças da mochila, permitindo que esta fique mais junto à coluna ou mais caída. Se você reparar bem, isso só acontece porque cada trecho de cinta passa pela fivela deslizante numa direção diferente. BOOM! A mesma coisa acontece com os cromossomos, que formam alças cujas cintas deslizam em sentidos opostos dentro de uma fivela deslizante. Assim, matam-se dois enigmas numa fivelada só: os genes se pareiam na contramão porque são aproximados quando passam por dentro de uma fivela deslizante.

F1.large
Genes são ligados por uma proteína-fivela chamada CTCF. (Fig. 1 do artigo citado)

Na ponta das alças genéticas, a fivela deslizante é um complexo de proteínas chamado CTCF. O que serve como freio são sequências de nucleotídeos que os pesquisadores chamaram de palavras-chave. Quando encontra o reverso da palavra-chave ligada a um gene, a CTCF percebe que é hora de parar de delizar o outro lado da fita cromossômica. Assim, forma-se um loop e o par de genes se ativa (ou se desativa).

Esse mecanismo foi comprovado por simulações matemáticas e computacionais que buscavam prever a formação de loops. Nas simulações eram feitas pequenas modificações ou mutações, que acabaram seguindo o padrão esperado. Apesar de simples, o sistema é extremamente preciso. Os pesquisadores apresentam os primeiros mapas em 3D de alta resolução de loops genômicos humanos e explicam seus mecanismos de formação em paper publicado antecipadamente on-line em 23/10 e na edição de 24/11 da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

“Nós descobrimos que mesmo a troca de uma única letra no código genético era o bastante para modificar a dobra de milhões de letras seguintes”, explicou Rao. Se a fivela para uma letrinha antes ou depois do que deveria, o loop se configura de maneira diferente. Quando se formam de maneira precisa, os loops se tornam bastante previsíveis, indicando quais pares de genes são ativos ou inativos. Com estes resultados e o guia genômico publicado no ano passado, abre-se a perspectiva de cirurgias genéticas extremamente precisas — para ligar ou desligar o gene certo, basta deslizar a proteína-fivela.

rb2_large_gray25SANBORN, Adrian L. et al. Physical simulations of loop formation by extrusion predict results of 3D genome reengeneering experiments [Simulações físicas de formação de loop por extrusão prediz resultados de experimentos de reengenharia genômica]. PNAS. November 24, 2015 vol. 112 no. 47 E6456-E6465 Published online before print October 23, 2015, doi: 10.1073/pnas.1518552112

• Murilo Bazon

Sensacional !

• Fernando

Texto excelente!

• Cleb

Alta complexidade! Ótimo texto.