K-Popices: A descoberta da ternura em Love Me (ONEWE)

Para tudo existe uma primeira vez: o primeiro beijo, o primeiro fora, a primeira dor de cotovelo. Embora sejam marcantes, nem todas as experiências inéditas são lembradas. Ninguém se recorda, por exemplo, dos primeiros passos, do primeiro tombo ou do primeiro momento com um animal de estimação. Love me canta exatamente esse encanto com um bichinho.
Título: Love Me
Banda: ONEWE
Álbum: ONE (2020)
Índice K-Popices: ⭐⭐⭐⭐⭐

Músicas sobre o primeiro amor são tão comuns quanto os clichês que vêm junto: a troca de olhares, a insegurança, a aproximação, a descoberta sublime do beijo. Mas e aquele outro tipo de amor, mais inocente e incondicional, aquele amorzinho, aquela sensação de quentinho no coração que chamamos de ternura? Eis aí um sentimento que todo mundo conhece mas aparece pouco na música. E no entanto a internet está repleta desses momentos de pieguice, principalmente diante dos nossos bichos.

Nem todo mundo, porém, sente essa meiguice toda. Mas isso não é sinal de falta de sensibilidade, de coração frio. Como muita coisa na vida, pode ser só uma experiência de infância mal-resolvida, um trauma. Por mais fofos que sejam para os adultos, um bichinho como um gato ou cachorro pode ser assustador para uma criança. E só depois de crescida essa criança assustada vai conhecer a ternura que (quase) todo mundo sente pelo animalzinho.

Yonghoon, líder, vocalista e letrista da ONEWE. Desde Julho ele está em serviço militar.

Foi exatamente isso que aconteceu com Yonghoon, vocalista principal da banda ONEWE. Só aos 26 anos é que ele conheceu o encanto que é trocar carinho com um catioro. Não sabemos que incidente o deixou traumatizado, mas não é difícil imaginar um garotinho assustado, talvez mordido por um cão não muito simpático (nem todo bicho é fofo, convenhamos). O medo de cachorro pode parecer bobo, mas não é nem incomum nem irreal.

O que é incomum é fazer uma música ao superar esse temor. Diferente da maioria de nós, Yonghoon pode lembrar claramente de seu primeiro momento de ternura. E foi tão comovente que ele transformou essa experiência em uma música: Love me. O título, tantas vezes repetido em canções de amor, aqui se dirige para o animal de estimação que até há pouco era temido: “me ame, por favor”.

Já na abertura, o compositor e letrista confessa sua inocência: “não sabia que você era tão adorável”. Sem saber de onde lhe vem a coragem, passa a mão pelas bochechas do cãozinho. Começa assim uma canção que descreve coisas que todo mundo que gosta de bichos há de reconhecer (e pouco importa se é um cão ou um gato): a vontade de se comunicar diretamente, os olhos nos olhos, as corridas enlouquecidas, os abraços de tirar o fôlego, os beijos moididos, a galeria de fotos que fica cheia com os instantâneos do bichinho…

Tudo isso vem embalado por uma melodia suave, com um pouco de rap e um solo de guitarra – afinal, é uma música de k-rock. A bateria entra tarde, mas vem no momento certo, em que o encanto acontece. O lado brincalhão desse tipo de encontro fica expresso em vocalizações que, como um latido, não têm sentido mas divertem: “DDU-DDU-ddu-ddu en”. Para quem acha que o rock é incompatível com a ternura, Love me prova o contrário. Eis aqui uma música cheia desses momentos de ternurinha, que nos deixa com um quentinho no coração.

O único defeito de Love me é não ter um clipe, mas talvez nem precise. Todo mundo há de imaginar seu próprio clipe com os videozinhos de bichos que preenchem a memória do celular ou do coração.

ONEWE na época da estreia, em 2019. Da esq. para dir.: CYA, Dongmyeong, Yonghoon, Harin e Kanghyun.

Letra Original
Love me é a quarta faixa de ONE, primeiro álbum completo da banda

Uh, mm, Na-mm, cause Lo-ay

몰랐어 그렇게나 앙증맞은지
어디서 나온 용긴지
처음 내 손에 스친 너의 두 볼
사랑한다 말하잖아
사랑한다 해줘 you
지금 너 방금 그런 거 맞지
멍멍멍멍멍

나를 봐줘 love me love me
시선 떼지 말아줘
달려와줘 매일 crazy
숨 막히게 안아줘
방금 보고 왜 또 미쳤나 봐
DDU-DDU-ddu-ddu en
나를 봐줘 love me love me
숨 막히게 안아줘

시선 떼지 말아줘
너를 더 높이 들어서
입 맞춰줘 깨무는 것도
이불킥 각이라고
너네 만난 김에 자랑해
우리 뀩이 정말 귀엽지

Umm take a picture
갤러리는 너로 도배해
내가 들어올 때는 얼른 뛰어와서
다리를 긁어줘 매일
너에게 베이스를 들려주고 싶어서
망설임 없이 난 앰프를 틀었어

나를 봐줘 love me love me
시선 떼지 말아줘
알 것 같은 느낌 maybe
나를 알아보는 너
달려와줘 나 또 미쳤나 봐
DDU-DDU-ddu-ddu en
나를 봐줘 love me love me
등 돌리지 말아줘

가끔 나도 질투라는 걸 느껴
네가 날 안 볼 때
아무것도 모르고 갸우뚱한 널
그래 네 얘기야 um

Uh, yes, ddu-ddu-ddu-ddu en

Whoo! ha ha ha ha

나를 봐줘 love me love me
시선 떼지 말아줘
달려와줘 매일 crazy
숨 막히게 안아줘
방금 보고 왜 또 미쳤나 봐
DDU-DDU-ddu-ddu en
나를 봐줘 love me love me
숨 막히게 안아줘

Love Me (ONEWE)
PALAVRAS-CHAVE DA LETRA
  • 사랑한다 말하잖아 [saranghanda malhajana] = digo que te amo
  • 사랑한다 해줘 [saranghanda haejweo] = diga que me ama
  • 나를 봐줘, love me love me [nareul bwajweo] = olhe pra mim, me ame, me ame
  • 멍멍멍멍멍 = meong meong meong meong meong (latido: au au au au au)
chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website