2

Checagem de Fatos

 

ou dos excessos de desinformação
e tentativas de combatê-la

Nove artigos apontam modos de pensar a desinformação, notícias falsas, preprints e argumentações científicas, frente a tudo isto. Para finalizar esta segunda parte, apresentamos o texto ‘A desinformação azeda sobre o limão na COVID-19’, que foi elaborado para combater uma notícia falsa no início da pandemia e tornou-se o texto mais lido do Especial, mantendo-se constantemente em primeiro lugar de leituras, diariamente. Este texto é um lembrete e aprendizado sobre o funcionamento da desinformação em momentos de crise. Existem temáticas que seguem causando danos mesmo meses depois de serem lançadas, ou seja, a desinformação persiste circulando.

Linha de fundo

Pandemias são um risco iminente. Elas sempre estiveram aí, desde quando começamos a nos reunir em grandes centros e nos tornamos uma grande civilização. Algumas dizimaram cidades, enquanto outras conseguiram destruir nações e até partes de continentes. Não são atuais os avi-sos sobre estarmos a um passo de uma nova pandemia. Existe um monitoramento constante de vírus e bactérias com potenciais pandêmicos, que não debatemos em nossa sociedade de forma constante ou ampla.

Linha do Tempo

Um pouco do contexto epidemiológico brasileiro que permeou o período em que cada um dos textos que compõem este livro foram escritos.