Aprendendo biomas com Minecraft

Você sabe o que são biomas? Sabe citar o nome de algum bioma qualquer? Ou pelo menos, você sabe em que bioma você mora?

Estamos tão habituados a viver em ambientes urbanos que sequer nos lembramos que nossa cidade já foi ocupada por uma vegetação, por um bioma.

E nada melhor do que comemorar o marco de 1 trilhão de visualizações dos vídeos de Minecraft no YouTube falando sobre o jogo e, é claro, sobre ciências.

Este conteúdo foi originalmente produzido em vídeo, mas se preferir pode lê-lo logo depois do player!

Eu não sei você, mas eu pessoalmente tenho, há tantos anos, uma vida tão urbana, que é difícil imaginar que o espaço que eu ocupo já foi ocupado por alguma vegetação. Com o solo completamente pavimentado, sem muita vegetação, sem presença de animais… é muito difícil você olhar pra uma cidade e dizer qual é o bioma sobre o qual essa cidade foi construída.

E eu sei que muita gente nem pensa sobre isso, e esse era o meu caso. Mas eu comecei a pensar nessas coisas uns anos atrás, quando eu comecei a jogar Minecraft. E foi por isso que eu resolvi fazer esse vídeo comparando os biomas do jogo com os do mundo real.

O que é um bioma, afinal?

Um bioma é uma comunidade biológica composta por uma fauna e uma flora específicas e que ocupa um espaço geográfico específico. A combinação do bioma com características como relevo, solo, clima, etc. compõem os chamados “domínios morfoclimáticos”.

Você poderia perguntar: mas Lucas, por que falar de Minecraft? São tantos os jogos que se passam em biomas diferentes. Acontece que o Minecraft é um jogo de sobrevivência, o jogador precisa conhecer o nome dos biomas e saber o que se pode encontrar neles. No Minecraft a natureza ao seu redor não é só um complemento visual, não é só uma paisagem pra ambientar o jogo, a natureza é um elemento central do jogo, uma protagonista, e você interage com ela o tempo todo.

Tundra

Vamo começar pela Tundra, que é o bioma mais geladão!

A Tundra é um bioma que você encontra bem no norte do planeta. Alasca, parte do Canadá, Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia, norte da Rússia.

Tundra do Minecraft
Tundra do Minecraft

Assim que a gente chega na Tundra no Minecraft, a gente vê que tem bastante neve, uns arbustos baixinhos. Se você der sorte, esbarra com uns iglus, ursos polares. Tudo isso muito condizente com as Tundras de verdade.

Na Tundra, as estações do ano são bem desproporcionais. O verão tem duração de 2 meses, enquanto o resto do tempo é inverno. Ou seja, na maior parte do tempo, a Tundra é puro gelo e neve, sem nem vegetação. Só no verão que o solo degela e dá lugar à vegetação rasteira.

No Minecraft, tem uma coisa que não existe nesse bioma, que é árvore. Além de ser muito gelado, praticamente não chove na Tundra, então não nasce árvore de jeito nenhum. A vegetação da Tundra é bem baixinha, formada por gramas, arbustos, musgos. Não existe árvore.

Além de quase não chover, o solo da Tundra é muito raso e muito pobre de nutrientes.

Algo que existe na Tundra, mas infelizmente não tem no Minecraft, é o chamado permafrost, uma camada enorme do solo que fica permanentemente congelada. Em cima do permafrost até tem uma camadinha de solo que congela no inverno e degela no verão e é nessa camadinha que a vegetação nasce. Mas no jogo não tem permafrost, se você vai escavando em uma tundra, você acha terra, rochas, minérios, mas nenhum gelinho.

Permafrost é a parte congelada do solo e a camada ativa (active layer) é a camada que congela no inverno e degela no verão. No Minecraft não têm essa camada congelada.
Permafrost é a parte congelada do solo e a camada ativa (active layer) é a camada que congela no inverno e degela no verão

Floresta boreal

Indo mais para o sul, a gente chega na floresta boreal (ou floresta de coníferas).

No Minecraft esse bioma se chama Taiga. Aqui no Brasil, a gente chama de Taiga só a Floresta Boreal da Rússia, porque esse nome, Taiga, vem do Russo. Mas como os criadores do jogo são lá da suécia, talvez eles chamem tudo de taiga mesmo.

Taiga (Floresta Boreal) do Minecraft, formada majoritariamente por pinheiros (coníferas)
Taiga (Floresta Boreal) do Minecraft, formada majoritariamente por pinheiros (coníferas)

Esse bioma também é muito frio, o solo também é fino e sem muitos nutrientes, mas existem árvores, mais especificamente, coníferas.

As árvores que conseguiram se adaptar a esse ambiente são as que têm esse formato de cone, bem aerodinâmico, para não acumular neve. As folhas dessas árvores também são adaptadas para o frio. Se você nunca viu um pinheiro de perto, as folhas têm um formato de agulha, bem finas e pontiagudas, o que também ajuda a não acumular neve.

E se você visitar uma taiga no Minecraft, você vai ver esse tipo de vegetação por lá, você vai encontrar os famosos pinheiros. Uma árvore que faltou na taiga do Minecraft foram as bétulas. Bétula é uma árvore que o tronco parece uma zebrinha e ela até existe no jogo, mas não no bioma de taiga.

Se você caminhar por uma floresta boreal, você pode encontrar raposas e lobos, tanto no Minecraft quanto no mundo real. E você vai ver cenários de floresta boreal em filmes como Frozen, As Crônicas de Nárnia, entre outros.

Olaf, em Frozen, em uma Floresta Boreal
Olaf, personagem de Frozen, em uma Floresta Boreal

Floresta temperada e Campos

Caminhando um pouco mais para o Sul, antes de chegar nos 30º de latitude, nós vamos encontrar dois biomas que já não são tão frios quanto os anteriores: as florestas temperadas e os campos.

A floresta temperada é aquela que tem as 4 estações muito bem definidas. Então, no verão vai ser muito quente e úmido e a vegetação cresce bem, no outono vc vai ver as folhinhas começarem a cair, no inverno vai ser bem frio e você vai ver muita árvore sem folha nenhuma, e na primavera as folhas começam a nascer de novo.

Representação das quatro estações bem definidas

No Minecraft esse bioma chama só “floresta” mesmo. E, infelizmente, ele não tem essa dinâmica das estações do ano. As folhas não caem no outono, na verdade, a maioria das coisas nem cai no Minecraft. Se você cortar um pedaço do tronco de uma árvore ela vai ficar lá, flutuando. A física do jogo é… diferente.

Mas no bioma floresta, você encontra carvalhos e bétulas, duas árvores que realmente são bem comuns em florestas temperadas.

Por fim, o bioma de campos se forma na mesma linha das florestas temperadas, mas em lugares que chove menos, por isso não nascem árvore.

Se você for se aprofundar nesse assunto você vai ver que existem alguns biomas com essas características, mas com algumas variações entre si. Existem as estepes, as pradarias. No Brasil há os pampas gaúchos.

O bioma campos é chamado apenas de “planície” no jogo. Planície não é um bioma, é um relevo, mas as características do bioma campo estão lá. Até a temperatura desse bioma planície é praticamente a mesma do bioma floresta. Então, tudo indica que eles de fato representam os biomas campos e floresta temperada.

Existem vários outros biomas ainda. Savana, deserto, a nossa querida floresta amazônica. Mas isso fica para um próximo texto.


Leia mais:

Minecraft: muito mais do que diversão

Biomas na cultura pop: o que podemos aprender?

Lucas Miranda

Físico e mestre em Divulgação Científica pela Unicamp. É professor no Sistema Anglo de Ensino, Colunista da Revista Ciência Hoje, Coordenador do projeto Ciência ao Bar e Cinegrafista, Editor e Tradutor na TV NUPES (Fac. de Medicina - UFJF)

2 thoughts on “Aprendendo biomas com Minecraft

  • 29 de dezembro de 2021 em 17:07
    Permalink

    geralmente eu venho criticar os artigos, mas esse ficou muito bom... só não vou elogiar o lucas pra ele continuar assim rsrs

    Resposta
    • 30 de dezembro de 2021 em 19:24
      Permalink

      Que bom que curtiu pelo menos um! hahaha 😀
      É bom ter leitor exigente rsrs

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *