As 5 mais lidas do Cognando em 2011

Estamos na contagem regressiva para o final de mais um ano. Com isso, eu gostaria de agradecer aos leitores do ***Cognando*** pelas visitas, comentários e sugestões. Foram mais de 25.000 acessos no ano de 2011 (um crescimento significativo comparado aos 716 acessos no primeiro ano do blog). O Cognando está cheio de novidades e mudanças para o ano de 2012. Fiquem ligados. Continuem seguindo as postagens pelo Facebook, Twitter e Google+.

E como todo mundo gosta de retrospectivas nos últimos dias do ano, aqui está a minha: As cinco postagens mais acessadas de 2011. Leia novamente, envie comentários e sugestões… e no mais: FELIZ 2012.

1 – Quem tem medo de mensagem subliminar.
Você já ouviu falar sobre James Vicary? Mesmo que nunca tenha ouvido falar sobre ele, tenho certeza que já viu, ou ouviu histórias sobre o que ele chamou de mensagens subliminares. A internet está cheia dessas histórias de que os desenhos da Disney, por exemplo, propagam uma série de mensagens subliminares sobre sexo: castelos em formato de pênis, fumaça que forma palavra “sexo”, etc.  (Leia mais…)

2 – A ajuda que você precisa: como lidar com pessoas depressivas.

Imagine a seguinte situação: você acorda às 7 da manhã com seu filho de 5 anos dizendo que está com dor de cabeça. Você mede a temperatura da criança e vê que ela está com 39,5 de febre. Você dá um pouco de suco de laranja para ela, mas ela não consegue segura-lo no estômago e vomita o suco. Percebendo o problema, você senta com a criança no sofá da sala… (leia mais…)

3 – Já leu seu horóscopo hoje?
Certos amigos incomodam quando ficam muito tempo distantes da gente. Eu tenho uma amiga assim. Toda vez que ela fica mais de uma ou duas semanas sem falar comigo (geralmente via Skype), eu encho a paciência dela. Faço a maior pressão psicológica… (leia mais…)

4 – De onde vem a falta de confiança?
O ser humano é mesmo uma máquina fantástica. Apesar de termos a sensação de que sempre estamos no controle de nossas atitudes e ações, nem sempre isso é verdade. Para ser um pouco mais exato, grande parte do comportamento humano que presenciamos no dia-a-dia é altamente influenciado por processos cognitivos implícitos, ou seja, processos que não temos controle direto (leia mais…)


5 – Ai, que raiva desse Jair Bolsonaro.
No último dia 1 de junho o deputado federal do PP-RJ, Jair Bolsonaro, foi protagonista de mais um episódio no mínimo inusitado. Durante a Marcha pela Família, que reuniu várias pessoas que protestavam contra o projeto de lei que propõe a criminalização da homofobia, o deputado jogou água em uma drag queen que “protestava” contra o protesto da Marcha pela Família. O deputado disse mais tarde que jogou a água para “acalmar” a drag queen… (leia mais…)

Esta entrada foi publicada em Psicologia Cognitiva. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para As 5 mais lidas do Cognando em 2011

  1. Anonymous disse:

    >Andre vc é o cara!!Gostei muito das matérias li todas…

  2. Obrigado! Continue acompanhando o Cognando! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *