26 – Energia solar segundo a Terra plana

Antes de começar a leitura, considere curtir a página do Engenharia de Magia no Facebook, tal como seguir o blog no Twitter e no LinkedIn para estar em dia com os textos.

Este texto abordara hoje a Terra Plana. Como o próprio nome diz, esta teoria nega o fato de que o planeta em que vivemos possui forma esférica, mas possui um formato plano.

Bem, além desta afirmação por si só ser um absurdo, existem vários “pontos” que os terraplanistas utilizam para reforçar este ponto de vista. Porém, para este texto, um ponto em específico será abordado. Imagino que você saiba qual ao visualizar a capa deste texto.

https://giphy.com/gifs/earth-Lj74pzXm6TQ08

O Sol

Bem, segundo a teoria dos terraplanistas, a Terra é o centro do universo. Este ponto em si está errado, uma vez que a ideia do geocentrismo já foi completamente substituída pelo heliocentrismo.

Outro ponto é que o Sol e a Lua teriam o mesmo tamanho, sendo muito menores que a Terra. Fato também comprovadamente errado.

Finalmente, a partir destes dois pontos, eles deduzem que o Sol e a Lua fazem uma rotação a partir da Terra plana para a determinação do dia e da noite de alguns locais. Se o Sol não está iluminando, é de noite. Basicamente, o Sol funcionaria como se fosse um holofote (2,3,4,5).

The Outer Limits GIF - Find & Share on GIPHY

A pergunta que não quer calar

Tendo em vista esta “ciência” dos terraplanistas em relação ao Sol, aqui vai a seguinte pergunta: qual é a teoria dos terraplanistas em relação a energia solar?

Meme Reaction GIF - Find & Share on GIPHY

Ângulo de inclinação e ângulo de elevação

Na nossa serie de dimensionamento de sistemas energéticos, já abordamos a energia solar (fotovoltaica e fototermica).

Um ponto que influencia a potência da energia solar fotovoltaica ou fototermica é a sua inclinação do modulo. Durante o dimensionamento dos painéis solares (ou coletores), é necessário ajustar esta inclinação de forma a buscar uma melhor eficiência. O ângulo de elevação solar, que é proporcional à altura do sol e a superfície do módulo, também precisa ser ajustado. Inclusive tais ângulos são necessários para o fator de correção de um coletor solar (1; 7).

Irradiação solar

Outro ponto é a radiação solar. Tal radiação é importante inclusive para a determinação da potência dos painéis solares necessária para o suprimento de um determinado local. Este ponto ainda é importante para saber a quantidade destes painéis. Logo, a potência dos painéis depende desta radiação e da potência deste local, calculada segundo a metodologia do primeiro capitulo da série de dimensionamento de sistemas energéticos.

Um mapa da ANEEL (disponibilizado logo abaixo) demonstra que essa insolação varia conforme o local. Isto porque ela depende da posição local e da posição do tempo em que está o Sol. Tal fato explica o porque da potência dos painéis fotovoltaicos ser diferentes em algumas localidades do país (6).

Energia solar e terraplanismo

Segundo a teoria da Terra plana, como o Sol funciona como um holofote, todos os locais “iluminados” por esta estrela teriam a mesma radiação. Logo, considerando o modelo da Terra Plana, o mapa ilustrado pela ANEEL teria apenas uma única cor.

Da mesma forma que os ângulos de incidência e de elevação seriam iguais em todos esses pontos, tornando estes dados constantes em um dimensionamento de um sistema fotovoltaico ou fototermico. Isto pois a distância do sol para a superfície é a mesma em qualquer ponto.

Logo, a conclusão é que a teoria da Terra plana não explica o funcionamento da energia solar, uma vez que está se baseia em conceitos considerando o formato esférico da Terra.

E se puderem mostrar meu texto para os terraplanistas para saberem a teoria deles em relação a geração de energia solar em diferentes pontos, desde já agradeço. Links nas referências e bons estudos.

Flat Earth Sour Brite Crawlers GIF by Trolli - Find & Share on GIPHY

Referências:

(1) ABRAVA. Manual de capacitação em projetos de sistema de aquecimento solar. 2008. Disponível em: <http://www.forumclima.pr.gov.br/arquivos/File/manual2008.pdf>.

(2) Como seria o mundo se a Terra fosse realmente plana, segundo a ciência. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-42953688>. Acesso em: 10 jun. 2019.

(3) ELER, Guilherme. A “ciência” da Terra plana. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/a-ciencia-da-terra-plana/>. Acesso em: 10 jun. 2019.

(4) Entenda, de uma vez por todas, por que a Terra NÃO é plana. Disponível em: <https://futuroexponencial.com/entenda-terra-nao-e-plana/>. Acesso em: 10 jun. 2019.

(5) JÚNIOR, Joab Silas da Silva. A Terra é plana? Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/a-terra-plana.htm>. Acesso em: 10 jun. 2019.

(6) KELMAN, Jerson. Atlas de Energia Elétrica do Brasil. 2a ed. ANEEL, 2005. Disponível em: <http://www.aneel.gov.br/documents/656835/14876406/2005_AtlasEnergiaEletricaBrasil2ed/06b7ec52-e2de-48e7-f8be-1a39c785fc8b>.

(7) OLIVEIRA, Luiz Henrique de. Dimensionamento de um sistema fotovoltaico residencial conectado à rede de energia elétrica. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23228/1/DimensionamentoSistemaFotovoltaico.pdf>.

 

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 19 de novembro de 2019

    […] você entendeu o texto sobre a Terra Plana, sabe que os raios solares incidem em diferentes intensidades dependendo do local. Esta diferença […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *