55 – Geoengenharia e a idéia de escurecimento do céu
E aí pessoal.
Vocês já ouviram falar na Geoengenharia? Pois bem, este será o assunto do Blog, e já peço a recomendação do Blog para outras pessoas, idem o like nas demais redes sociais.
Geoengenharia
A geoengenharia[1], basicamente, é uma forma do uso tecnológico de forma a intervir no clima do nosso planeta. Tal proposta visa principalmente o controle do clima, de forma a salvar o planeta da crise climática.
Recentemente, Bill Gates propôs dissipar um certo tipo de aerossol capaz de dissipar a quantidade de luz que índice sobre a Terra, cujo intuito é amenizar os efeitos do aquecimento global[2][3]. Tal proposta foi criticada pelo fato de que esta poderia apenas dissipar o calor, e não os gases estufa aos quais continuariam na atmosfera. Outros efeitos adversos seriam o arrefecimento de medidas de redução de poluentes na atmosfera.
Afinal, a Geoengenharia é a melhor solução para resolvermos o problema do aquecimento global? Vejamos os seus problemas [4][5][6].
Problemas na proposta da geoengenharia
A proposta da geoengenharia poderia ser até interessante, porém ela é bastante ousada na questão de querer manipular a natureza. Isto é notável na questão de aumentar a eficiência da energia solar através do controle de raios solares. Tanto que já existem cientistas que discordam desta pratica da geoengenharia. Porém, algumas pessoas já acreditam que a geoengenharia seja a solução, (ou até mesmo a mais barata) para a crise climática.
Algumas razões por haver a desconfiança da geoengenharia é que além de ser tentar controlar o clima, as técnicas também não serem efetivas. Por exemplo, o manejo dos raios solares não afetam o CO2 na atmosfera, cuja concentração é responsável pelo agravamento do aquecimento global. Além disso, este manejo também pode atrapalhar no uso de uma energia renovável, a qual é a solar.
Desta forma, acredito que é bastante compreensível haver esse temor da geoengenharia, uma vez que suas praticas podem até mesmo mexer na natureza de forma negativa, ao invés de conserta-la.
E você? Seria a geoengenharia uma proposta interessante para a amenização do aquecimento global e manejo da energia solar? Ou politicas publicas seriam mais eficientes? Como a redução de carbono, não investimento em energias fosseis, dentre outras alternativas.
Poderia ser a geoengenharia um pretexto para que empresas de combustíveis fosseis sejam perdoadas pelas emissões, caso esta consiga reverter os efeitos do aquecimento global causados por estas? Ou a geoengenharia é realmente uma tentativa de preservação do planeta utilizando-se medidas que podem alterar o clima, de forma a tentar restaurar o planeta a situação anterior pré-aquecimento global?
Tire suas conclusões. Links no final do texto e bons estudos.
Até a próxima!
Referências Bibliográficas
[1] Geoengenharia, Wikipedia, disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Geoengenharia>, acesso em: 29 maio 2021.
[2] CORACCINI, Raphael, Bill Gates financia projeto para “escurecer o sol” e reduzir aquecimento global, CNN Brasil, disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/02/02/bill-gates-financia-projeto-para-escurecer-o-sol-e-reduzir-aquecimento-global>, acesso em: 29 maio 2021.
[3] MORRISSON, Ryan, Could dimming the sun help to cool the Earth? Bill Gates wants to spray millions of tonnes of CHALK into the stratosphere to reflect sunlight and slow global warming – but critics fear it could be disastrous, Daily Mail, disponível em: <https://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-9392641/Bill-Gates-wants-spray-millions-tonnes-CHALK-stratosphere.html>, acesso em: 29 maio 2021.
[4] NEYRAT, Frédéric, Crítica do geoconstrutivismo. Antropoceno & geoengenharia, Climacom, v. 4, 2015.
[5] FAHAD SAEED, CARL-FRIEDRICH SCHLEUSSNER, William Hare, Why geoengineering is not a solution to the climate problem, Climate Analytics, 2018.
[6] SCOTT, Dane, Geoengineering and Environmental Ethics, Nature, disponível em: <https://www.nature.com/scitable/knowledge/library/geoengineering-and-environmental-ethics-80061230/>, acesso em: 29 maio 2021.